Logo CNA

Minas Gerais

SENAR MINAS lança curso de Produção na Pecuária de Precisão

24 de fevereiro 2021

Por: SENAR MINAS

Atento às demandas do mercado, o Sistema FAEMG/SENAR/INAES está criando o curso de Produção na Pecuária de Precisão. A previsão é de fazer o treinamento piloto em março no Centro de Pecuária de Precisão, em Uberaba.

O conteúdo está sendo preparado pelos analistas de Formação Profissional Rural (FPR) do SENAR MINAS, Luiz Felipe Xavier e Marília Saraiva Pereira; pelo professor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), especialista na área e instrutor do SENAR, Marcos Lopes; e pelos instrutores Flaviane Ferreira e Carlos Rennó

O objetivo é levar ao produtor temas como aleitamento automático, pesagem e identificação eletrônicas, ordenha robotizada, limpeza automática de equipamentos, nutrição de precisão, monitoramento automatizado, robótica na bovinocultura, utilização de sensores, resfriamento remoto, ferramentas computacionais e tecnologias de gerenciamento, que gera dados apara o produtor tomar uma decisão mais assertiva com o maior retorno econômico possível.

“A tecnologia está cada vez mais presente no campo. Ao oferecer este novo curso, o Sistema FAEMG/SENAR/INAES busca subsidiar os produtores que querem utilizar essa tecnologia ou e apresentar as possibilidades de ganho para a pecuária para aqueles que ainda a desconhecem.” - Luiz Felipe Xavier, analista técnico

Centro de Pecuária de Precisão

A criação do Centro de Pecuária de Precisão - CPP Uberaba foi oficializada neste mês, com a assinatura do termo de cooperação técnica entre o Sistema FAEMG/SENAR/INAES e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). O Centro visa gerar informação, pesquisa, tecnologia e qualificação profissional, contribuindo para o aumento da produção sustentável de carne e leite bovinos.

A ABCZ providenciou a infraestrutura e as instalações e o Sistema FAEMG ficou será responsável pelos recursos para promoção dos cursos. As instalações ficam na Fazenda Experimental Orestes Prata Tibery Júnior, em Uberaba. A unidade será administrada pela ABCZ e coordenada pelo SENAR MINAS. O Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba fará a mobilização dos eventos. O início das atividades está previsto para maio, mas os primeiros cursos devem ser ministrados já em março.

A construção contará com duas salas de aulas equipadas com kits multimídia, sendo uma com computadores para os cursos das áreas de tecnologia e inovação. Para os animais, haverá um curral inteligente e antiestresse. A Embrapa irá desenvolver trabalhos conjuntos em campo para estudos de ILPF (Integração Lavoura Pecuária Floresta) e cultivares para pastagens.

Novos cursos

Recentemente, o Sistema FAEMG/SENAR/INAES também criou outros treinamentos. Conheça!

- Alimentação Alternativa na Avicultura

- Cursos voltados para café conilon: Produção de Mudas Clonais, Implantação da Lavoura, Adubação, Monitoramento de Pragas e Doenças, Poda Manual e Colheita Manual

- Programa Formação Por Competência para a cultura do Café Arábica

Matérias Relacionadas