Logo CNA

Senar lança cartilhas de bovinocultura de leite
Compost Barn Senar

Material está disponível gratuitamente para auxiliar produtor

19 de agosto 2022
Por Senar

Brasília (19/08/2022) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lançou duas cartilhas que mostram aos produtores de leite os detalhes do sistema de produção em Compost Barn, levando conhecimento técnico para auxiliar na implantação de novos projetos e rotina operacional dos galpões em atividade.

Neste sistema, os animais permanecem soltos no interior de um galpão, sobre uma área recoberta por cama de material orgânico macio e confortável (palhas/restos de cultura), onde ficam livres para se movimentarem e expressarem o comportamento natural.

As cartilhas “Sistema Compost Barn: histórico, características e planejamento” e “Compost Barn: ventilação, manejo da cama e tecnologias envolvidas” podem ser baixadas gratuitamente na Estante Virtual da Coleção Senar ( https://www.cnabrasil.org.br/senar/colecao-senar ) e no aplicativo Estante Virtual Senar, disponível nas lojas Play Store e Apple Store.

“O sistema de produção de leite em Compost Barn no Brasil apresenta crescimento significativo a cada ano porque traz vantagens para os animais e para a atividade leiteira. Esse material foi produzido para detalhar todo o processo e certamente vai ajudar os consultores, produtores e trabalhadores rurais. O objetivo é contribuir com o conhecimento técnico do setor, impactando de forma positiva os indicadores produtivos, reprodutivos e financeiros da atividade leiteira”, destacou o assessor técnico do Senar, Vilton Júnior.

A cartilha “Sistema Compost Barn: histórico, características e planejamento” detalha os sistemas de produção de leite e pontos a serem considerados para a escolha do sistema de criação de vacas leiteiras.

Na publicação “Sistema Compost Barn: ventilação, manejo da cama e tecnologias envolvidas” é possível conhecer a importância da ventilação nos galpões; tipos de cama, aplicação das técnicas operacionais no manejo da cama e pecuária de precisão.

Os materiais têm ilustrações e fotos, além de linguagem acessível para facilitar o aprendizado e a aplicação dos conhecimentos na rotina do campo.

Mais oportunidades

O Senar também está com matrículas abertas para o Minicurso gratuito “Cuidados e Manejos com as camas do Sistema Compost Barn. Para se inscrever, acesse: https://ead.senar.org.br/minicurso/cuidados-e-manejos-com-as-camas-do-sistema-compost-barn-2-2 ).

Assessoria de Comunicação CNA

Fotos: imagens retiradas das cartilhas (Acervo do Senar e de Flávio A. Damasceno)

Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas