Logo CNA

Maranhão

Senar e parceiros lançam no mercado de trabalho técnicos em Agronegócio
83a5c6c3 2a6e 48e9 90f4 b7e397f892ff

23 de julho 2019

Em solenidade ocorrida na noite desse sábado (20), no auditório da Fundação José Gonçalo, o Senar em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Pastos Bons e a Prefeitura Municipal, lançou no mercado de trabalho vinte novos técnicos em Agronegócio.

Esse grupo de novos profissionais integra a primeira turma do polo da Rede e-Tec de Pastos Bons, que iniciou as suas atividades em março de 2017, com aulas teóricas e práticas (curso semipresencial), realizadas no município por instrutores do Senar. Participaram dessa primeira turma, além de alunos do próprio município de Pastos Bons, outros de Nova Iorque e Paraibano.

No ato solene, estavam presentes a prefeita Iriane Gonçalo, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Alexandre Camapum Neto – homenageado pela turma -, o presidente do sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho, o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo, a coordenadora do polo, Ana Paula Brito Sousa, secretários municipais, familiares e convidados.

Satisfeitos com o resultado alcançado, os alunos solicitaram das autoridades presentes a instalação e funcionamento da faculdade de Agronegócio por meio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), para que haja continuidade à formação, tendo em vista, que esse curso médio contribuiu para o fortalecimento do setor agrossilvipastoril naquela região.

Gestão e comercialização

O curso técnico em Agronegócio tem por objetivo, formar profissionais habilitados na aplicação dos procedimentos de gestão que envolvem as ações ligadas ao agronegócio, visando os diferentes segmentos e cadeias produtivas da agropecuária brasileira. O curso técnico em Agronegócio vem há três anos formando técnicos qualificados para o mercado de trabalho no meio rural do Estado.

Com a formação, o profissional tem vários campos de atuação, como por exemplo: em empresas comerciais de produtos agropecuários, estabelecimentos agroindustriais, serviços de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, revendas, consultorias e empresas de fomento. O curso, é resultado da parceria entre o Senar e a Rede E-Tec Brasil do Ministério da Educação (MEC).

Leandro Sousa Sales, de 24 anos, orador da turma, destacou em seu discurso, a necessidade de ser implantada uma faculdade para formação superior dentro desse segmento rural. Confiante e agradecido, destacou o papel do Senar no processo, bem como as parceiras estabelecidas que estão contribuindo para a formação de jovens ávidos por conhecimento.

“É uma emoção muito grande, me formar como técnico em Agronegócio. O Senar foi uma luz, pois a partir do momento em que ele trouxe o curso a esse polo, mostrou novas formas de ver a vida. Me sinto muito feliz em ser técnico em agronegócio, hoje, e poder colaborar com o Maranhão e com o Brasil”, ressaltou o novo profissional do agronegócio.

Para a prefeita, Iriane Gonçalo, o momento é comemoração pela formação de jovens e a oportunidade de vê-los encarando o mercado de trabalho, prontos, com conhecimento adequados para ajudar a região.

“Me sinto muito feliz e realizada como patronesse da primeira turma do curso de técnico em agronegócio, afinal, educação é uma das alavancas para que a sociedade se desenvolva. Agradeço ao Senar pela parceria, e estaremos sempre prontos para ajudar os parceiros que queiram se juntar à nós, para promover a melhoria de nosso povo”, frisou a gestora municipal.

Para Camapum Neto, homenageado pela turma, uma grande emoção tomou conta de sua vida, ao ser escolhido para levar o nome da 1ª turma do polo da Rede e-Tec de Pastos Bons.

“Me sinto muito gratificado em poder fazer parte de um momento tão importante para os jovens do município e para o agronegócio da região sul do Maranhão”, disse ele.

"É de grande importância para o Senar, para a região de Pastos Bons e para o Estado, poder contar com vinte novos profissionais do agronegócio, aptos a exercer sua nova profissão nas fronteiras agrícolas dessa região Sul maranhense, que cresce a cada ano. Com certeza, a região vai ter muito a lucrar com esse exército de jovens preparados para dinamizar ainda mais essa agropecuária local e regional”, destacou Luiz Figueirêdo.

IMG E4115

Matérias Relacionadas