Logo CNA

Senar e Embrapa promovem capacitação de técnicos e supervisores da ATeG na produção de sisal
Whats App Image 2023 03 15 at 08 37 03

Treinamento ocorre em Conceição do Coité, na Bahia

14 de março 2023
Por Senar

Brasília (14/03/2023) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com a Embrapa, promove, na terça (14) e na quarta (15), um treinamento de atualização tecnológica em sistemas produtivos de sisal, em Conceição do Coité (BA).

A capacitação conta com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O objetivo é a transferência de tecnologia na produção do sisal para técnicos de campo e supervisores da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar.

No total, o treinamento tem duração de 16 horas e compreende as principais recomendações técnicas para produzir uma maior quantidade de folhas de sisal, com produtividade, qualidade, percorrendo todo o processo produtivo, desde o planejamento, produção, beneficiamento até a comercialização.

Imagem

“Estamos apenas iniciando os trabalhos com a capacitação desses técnicos que já atuam na região, transformando a vida dos produtores rurais. A nossa ideia é implantar em pouco tempo um projeto maior, aumentando o número de atendimentos de produtores e, com isso, fortalecer o desenvolvimento da cadeia produtiva do sisal na região”, afirmou o assessor técnico da Diretoria de ATeG do Senar, Mauro Faria.

Segundo o chefe geral da Embrapa Algodão, Alderi Araújo, o projeto foi iniciado em novembro do ano passado com um treinamento teórico online. “Hoje estamos em campo para promover melhorias no sistema de produção do sisal, agregando mais tecnologia, para que a cultura seja mais produtiva e rentável ao produtor e motor de desenvolvimento social na região”.

A supervisora da ATeG do Senar/BA, Katia Amoedo, participa do treinamento e disse que é uma iniciativa de grande valia. “A capacitação fortalece e engrandece o nosso conhecimento para que possamos colocá-lo em prática para os nossos produtores”.

Imagem

Os objetivos específicos do treinamento incluem: demonstrar o planejamento, estruturação e implantação da lavoura de sisal; identificar os principais manejos culturais na lavoura; relacionar os principais sistemas integrados de produção e demonstrar os processos de mecanização no cultivo; identificar o potencial uso dos “coprodutos” da cultura; conhecer os aspectos relacionados à pós-produção e identificar os principais aspectos gerenciais.

A capacitação tem apoio ainda do Sindicato dos Produtores Rurais de Conceição do Coité, de produtores da região e da secretaria de agricultura do município.

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Gustavo Maciel/Senar Bahia
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas