Logo CNA

Senar divulga vencedores do 4º Concurso de Vídeos Educativos
53335197902 505233c963 c

Anúncio foi feito em live nesta quinta (16)

16 de novembro 2023
Por Senar

Brasília (16/11/2023) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) anunciou, na quinta (16), os dez vencedores do 4º Concurso de Vídeos Educativos da Formação Profissional Rural (FPR), Promoção Social (PS) e Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

A divulgação foi feita em live com a participação do diretor-geral da instituição, Daniel Carrara, da diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Senar, Janete Lacerda, do diretor-ajunto de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Eduardo Gomes de Oliveira, e da coordenadora da Formação Profissional da Diretoria de Educação Profissional e Promoção Social, Fabíola Bomtempo.

Os dez vídeos foram divididos em três categorias: quatro de FPR (Distrito Federal, Minas Gerais, Bahia e Santa Catarina); três de PS (Goiás, Rio Grande do Norte e Minas Gerais); e três da ATeG (Bahia, Sergipe e Santa Catarina).

Para Daniel Carrara, esses vídeos vão ajudar muito o produtor rural e sua família a continuar no seu negócio, com renda. Segundo ele, esse concurso vem na linha de democratizar e atingir o maior número de pessoas com informações do Senar.

“Nós temos cerca de 15 mil profissionais trabalhando e emitindo informações a quase duas milhões de pessoas por ano, no campo. E nada mais natural e justo que colocar isso na rede e compartilhar com todas as pessoas que têm interesse em adquirir conhecimento ou têm curiosidade pelo setor rural”, enfatizou o diretor-geral.

Ao todo, o Senar recebeu cerca de 100 vídeos de 19 administrações regionais, de até 10 minutos de duração, das três categorias. Janete também ressaltou que os 10 vídeos selecionados passaram por avaliação técnica e pedagógica criteriosa.

O material foi avaliado seguindo critérios específicos como didática e técnica, conteúdo educativo, qualidade do vídeo, criatividade e originalidade, pertinência do tema e contextualização das informações.

“Levamos em consideração a aplicabilidade da metodologia do Senar, a didática, pertinência do tema, do tempo. Agradeço e reforço a importância de todos que enviaram seus vídeos e do apoio que tivemos das regionais”, enfatizou Janete.

Essa foi a primeira edição com participação de técnicos de campo da ATeG. “O concurso e a plataforma do Senar Play fazem com que essas técnicas e práticas sejam mais difundidas, sempre auxiliando nosso produtor rural a produzir melhor, ter mais rentabilidade e ter a manutenção do seu negócio, junto à assistência técnica e da difusão das melhores práticas”, disse Eduardo Gomes.

Fabíola também falou sobre a importância do concurso para a educação continuada do Senar. “Nós, enquanto instituição de educação, sabemos a importância dos vídeos no processo de aprendizagem. E todo esse material estará disponível gratuitamente no Senar Play”, explicou.

Os vídeos ganhadores vão compor a biblioteca de vídeos do Senar Play e cada ganhador receberá uma premiação.

Confira cada vídeo dos vencedores:

Formação Profissional Rural (FPR)

Produção de mudas através de estaquias - André Israel (DF)

Redução de custos no descarte de resíduos - Gilmar Medeiros (MG)

Produção de mudas por sementes - Isabela Alves (BA)

Nutrição de Ovinos - Renata Casali (SC)

Promoção Social (PS)

Prevenção e ação em casos de engasgo na infância em ambientes rurais - Juliana Pires (GO)

Primeiros socorros rural - Myrna Lopes (RN)

A importância da prevenção na atividade leiteira - Raphael Versiani (MG)

Assistência Técnica e Gerencial (ATeG)

Manejos conservacionista na cultura do sisal - Davy Lima (BA)

3 passos para diminuir os custos na Carcinicultura - Gustavo Alves (SE)

Produção de biofertilizante para controle da sigatoka amarela - Lucineia Vanzetto (SC)

Assista a live de premiação completa

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas