Logo CNA

Senar capacita técnicos que vão atuar na Rede de Inovação
IMG 1455

Cinco estados participam da iniciativa

30 de abril 2019
Por Senar

Brasília (30/04/2019) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) capacitou, na terça (30), técnicos das Administrações Regionais da Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rondônia, estados que integram a Rede de Inovação para Agricultura e Pecuária, lançada pelo Senar na segunda (29).

“A Rede de Inovação é um grande programa que vai identificar problemas do produtor e procurar soluções para esses problemas. Se identifiquei um problema, procuro uma solução local. Se não encontrar, procuro uma solução nacional e até mesmo internacional se for o caso,” afirmou o coordenador de Inovação do Senar, Paulo Sérgio Araújo.

Paulo Sérgio Araújo, coordenador de Inovação do Senar

Paulo Sérgio Araújo, coordenador de Inovação do Senar.

Durante a capacitação, o grupo definiu o nome de outra iniciativa voltada para a inovação no campo, o Programa Senar Agro Up, que será um guarda-chuva das ações de inovação do Sistema CNA, Federações de Agricultura e Pecuária e Administrações Regionais do Senar, ressaltou Araújo.

O treinamento dos técnicos foi ministrado pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), empresa parceira do Senar na iniciativa, e abordou o cronograma e a metodologia de trabalho do programa. Cada estado saiu com um plano de ação que deverá ser colocado em prática em maio.

A meta do Senar nesse primeiro momento é identificar 250 problemas em cada estado e encontrar produtores dispostos a receber na sua propriedade uma solução inovadora, as chamadas fazendas testes.

“Vamos identificar ao menos quatro fazendas testes por estado nesse início e esses problemas irão compor um grande banco de dados que iremos solucionar com ajuda dos parceiros que serão empresas, startups ou universidades dispostas a desenvolver uma tecnologia para resolver determinado problema”, afirmou Araújo.

Além das fazendas testes, a Rede prevê a criação de comitê de inovação, integração com Assistência Técnica e Gerencial do Senar e eventos de imersão nos estados, os hackathons, para gerar ideias e soluções para as necessidades identificadas.

Representantes de Mato Grosso e Goiás, estados convidados por já desenvolverem ações de inovação, também participaram da capacitação.

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Tony Oliveira
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas