Logo CNA

Tocantins

Senar capacita produtores em Guaraí
20230317183856 piscicultura 2

Participantes puderam aprimorar técnicas de cultivo e comercialização de peixes

23 de março 2023

Por: Assessoria de Comunicação - Sistema FAET/Senar

Para contribuir com a atividade piscicultora e proporcionar novas oportunidades de negócios para pequenos produtores, o Senar, em parceria com o Sindicato Rural de Guaraí, ofertou o curso “Trabalhador em Piscicultura” para a Associação dos Produtores Rurais da Beira do Rio Maria de Jesus. A entidade reúne produtores de uma região situada a cerca de 65 quilômetros do perímetro urbano do município.

Alguns alunos estão tendo contato com a piscicultura pela primeira vez, mas outros já escavaram tanques nas propriedades. Segundo os próprios participantes, a intenção em participar da capacitação foi de aprofundar no tema e desenvolver habilidades antes de iniciar a criação de peixes.

Raimunda Guimarães, uma das participantes, conta que o marido e ela decidiram comprar uma chácara, escavaram alguns tanques e começaram a produzir. Contudo, a criação não estava sendo produtiva. “Percebemos as falhas que estávamos cometendo e alguns acertos também, mas tudo às cegas. Com esse aprendizado ofertado pelo Senar estamos corrigindo essas falhas na produção”, afirmou.

O treinamento aborda desde a gestão da água, do solo e do ambiente, passando pela escolha dos peixes, construção das estruturas necessárias às diversas etapas da criação e pelas regras de manejo, alimentação, despesca, abate, processamento até a comercialização.

Ainda, segundo a produtora, as técnicas aprendidas no treinamento, permitiram que ela identificasse problemas na alimentação dos peixes e na análise da água. Para a produtora, o curso permitiu também ampliar a visão sobre o negócio, a gestão da atividade e a comercialização da produção. “Antes não estávamos atentos a geração de renda, mas agora sabemos que a piscicultura pode gerar recursos pra manter a nossa propriedade”, salientou.

Para Marilda Coelho, instrutora do curso, a iniciativa do Senar soma ao trabalho que já vem sendo desenvolvido na região. “Estamos unindo o útil ao agradável, porque os tanques já têm mais de um ano e a produção precisa ser potencializada”, pontuou a instrutora.
Afonso Ribeiro, um dos associados da entidade dos piscicultores, destacou que o treinamento foi muito importante para os produtores. “A gente não tinha muito conhecimento e essa especialização vai contribuir bastante”, disse.

Os piscicultores de Guaraí já trabalham de olho nas oportunidades de mercado que irão surgir com a construção de um frigorífico na região. “Só temos a agradecer ao Senar pela oportunidade, esse curso foi de fundamental importância para nós e abriu muitos horizontes pra gente”, concluiu Raimunda Gomes.

“O treinamento foi muito significante para Guaraí, pois em breve deveremos ter um frigorífico no nosso município e esses produtores terão mais uma boa opção para comercializar a sua produção”, conclui Adriano Oliveira, presidente do Sindicato Rural de Guaraí.

Matérias Relacionadas