Logo CNA

Bahia

SENAR Bahia inaugura Centro de Capacitação Regional em Itamaraju, Extremo Sul do estado

18 de outubro 2019

Por: Ascom Sistema Faeb/Senar

Centro

Aumentando ainda mais a sua capilaridade de atuação no interior do estado, o Senar Bahia inaugurou nesta sexta-feira, 18, o Centro de Capacitação Regional da região do Extremo Sul da Bahia, em parceria com a Prefeitura do município e o Sindicato dos Produtores Rurais de Itamaraju, O espaço está localizado em uma área nobre no centro da cidade, com 900 m2, salas de aulas modernas e climatizadas, salas administrativas, área de alimentação, biblioteca, banheiros, duas salas com 40 lugares cada e sala de informática com 25 bancadas com equipamentos de informática e computadores. Todos os ambientes do Centro são climatizados e devidamente aparelhados para que os produtores, trabalhadores rurais e suas famílias de toda a região possam utilizar e aproveitar da melhor maneira possível o empreendimento, que será uma fonte de conhecimento e transformação do homem do campo.

10

O prefeito de Itamaraju, Marcelo Angênica lembrou que assim que assumiu a Prefeitura, surgiu a oportunidade de trazer o Centro para Itamaraju, em parceira com o Senar Bahia. “A proposta de instalação do Centro nos foi apresentada pelo presidente do Sindicato Rural, Everaldo Santos Melo. Desde essa época, entramos na disputa com municípios vizinhos e hoje estamos vivendo uma realidade. Itamaraju recebe esse espaço com o firme propósito de tecnificar o produtor rural para gerar emprego e renda e melhorar a vida no campo”, concluiu.
Ele destacou ainda que o espaço é um dos mais modernos da cidade. “Precisamos fazer com que as tecnologias e informações cheguem aos nossos campos e, certamente, o Centro de Capacitação Regional do Senar irá proporcionar isto”, finalizou.

11

Durante a cerimônia de inauguração, o presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, ressaltou que o Centro de Capacitação será um divisor de águas para o município e também para a região: “é uma nova etapa de ações do Sistema Faeb/Senar no Extremo Sul do estado, aproximando a entidade cada vez mais do produtor rural baiano, dos trabalhadores rurais e suas famílias. O Senar Bahia já vem realizando um trabalho na região, com o Pro-Senar e com a Assistência Técnica e Gerencial continuada, programas que têm o firme propósito de melhorar ainda mais o setor agropecuário e essa Região tem muito potencial para ser explorado”, destacou Miranda.

Humberto também destacou que o Centro é mais um Pólo da Rede E-Tec e será uma fonte para a educação formal, com a disponibilidade de cursos técnicos em agronegócio, treinamentos e futuramente com novas ações que vão beneficiar a agropecuária. “Os cursos técnicos do Senar Bahia abrem portas para qualificação de homens e mulheres do meio rural, que buscam as oportunidades de crescimento no setor agropecuário, que é o mais promissor no mercado de trabalho”, declarou.

05

A superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães, acrescentou que este é o sexto Centro de Capacitação do Senar Bahia no interior do estado e que agora chega para uma região já vocacionada na cadeia do agronegócio. “O Centro está aberto a toda a região, sendo uma casa do homem do campo, um local para formação de parcerias, com a probabilidade de ter capacitações constantes de pessoas além dos cursos técnicos em agronegócio. Além disso, nesse espaço também serão realizadas reuniões, encontros e eventos que visam levar conhecimento e a informação ao meio rural”, ponderou.

01

Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itamaraju, Everaldo Santos Melo, o Centro de Capacitação Regional do Senar Bahia, vai proporcionar o crescimento da base econômica da região. “A parceria entre o Senar, o Sindicato Rural, e a Prefeitura Municipal, vai impulsionar a economia local, gerando emprego e renda e fixando o homem no campo, através da Assistência Técnica, do ensino profissional, e da capacitação da mão de obra, contribuindo para o desenvolvimento do setor agropecuário com sustentabilidade”, disse.

O Diretor Regional do Sistema Faeb, Romeu Gazinelli, falou que a expectativa da região com o Centro é alavancar as ações da Faeb e do Senar no Extremo Sul da Bahia, através dos cursos técnicos. “A construção desses Centros vêm fortalecendo o Sistema S em todo o País, esse tipo de investimento só traz benefícios para o produtor e para o agronegócio”, declarou.

07

LANÇAMENTO DO PROGRAMA FAEB SERVIÇOS - Durante a solenidade, o presidente Humberto Miranda fez o lançamento do FAEB SERVIÇOS, que passa a oferecer ao produtor e trabalhador rural, suas famílias e empresas rurais Planos de Saúde com abrangências estadual e nacional, voltados para a categoria, com preços a partir de R$ 248; temos também Seguros com as melhores condições e as principais seguradoras (seguro de vida, residencial, de máquinas e equipamentos, agropecuário, entre outros); Certificado Digital (Pessoa Física e Jurídica) e, em breve, o FAEB CARD. “O FAEB SERVIÇOS está sendo lançado em localidades estratégicas do estado da Bahia e hoje Itamaraju está sendo o segundo município a fazer parte desse novo projeto”, finalizou.

06

Também estiveram presentes na solenidade, toda a comitiva da Prefeitura Municipal de Itamaraju: o Secretário da Agricultura/Meio Ambiente de Itamaraju, Ivan Favarato Filho; o Secretário de Administração; a Secretária de Desenvolvimento Social, Fabiana Angênica; a Secretária de Educação, Juciara Silva; o Secretário de Finanças, Luis Fábio; o Secretário de Governo, Dalvadísio Lima; o Secretário de Obras, Antonio Charbel e o Secretário de Saúde, Elan Wagner). Na comitiva do Sistema Faeb/Senar, além do Presidente e da Superintendente estavam: o vice-Presidente de Desenvolvimento Agropecuário da Faeb, Rui Dias Souza; o vice-Presidente Administrativo e Financeiro da Faeb, Guilherme Moura). Os presidentes de Sindicatos da Região do Extremo Sul: André Luiz Ferreira de Carvalho (Itapebi); Antônio Linhares (Ibirapuã); Celso Cipitelli (Porto Seguro); Dorivaldo de Almeida Neves (Teixeira de Freitas); Eliane Meneses (Eunápolis); Emetério Silva Neto (Lajedão); Frederico Castro (Mucuri); Gilberto Borlini (Itabela); Júlio de Moraes (Prado); Jorge Brito (Guaratinga); Maria de Fátima Mendes Reis (Medeiros Neto); Romeu Gazinelli (Itanhém); Waldenir Pinto Lapa Filho (Belmonte).

02

A partir deste mês, a sede do Sindicato Rural funcionará nas instalações do Centro de Capacitação, na Praça Marechal Castelo Branco, 1.615, bairro Centro, Itamaraju, Bahia, e-mail: sindicatoruralitamaraju@hotmail.com, Telefone: (73) 3294-1302.

Confira a estrutura do Centro:

Centro Foto 01 Foto10 Foto 04 Foto 05 Foto 06 Foto 07 Foto 08 Foto 09 Foto 3 Foto 11 Foto 13

Matérias Relacionadas