Logo CNA

SENAR apresenta iniciativas de inclusão de gênero e pessoas com deficiência em reunião da OIT/Cinterfor
M bgr9141 0 209870002015150608841

Encontro aconteceu na Costa Rica e reuniu entidades para debater o futuro do trabalho e os desafios da Formação Profissional

16 de agosto 2017
Por Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) participou, entre os dias 09 e 11, na Costa Rica, da 43ª Reunião da Comissão Técnica do Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento na Formação Profissional (Cinterfor), entidade vinculada à Organização Internacional do Trabalho (OIT). Durante os três dias, o evento recebeu entidades de diversos países para debater o tema Futuro do Trabalho: Desafios para a Formação Profissional. O SENAR apresentou os programas Mulheres em Campo e Apoena durante o painel Desenvolvimento Inclusivo.

O Mulheres em Campo, com 40 horas divididas em cinco encontros de oito horas, trabalha com mulheres produtoras rurais de pequeno e médio porte que estejam envolvidas nas atividades das propriedades rurais. A intenção é prepará-las para atuar na gestão de negócios agropecuários desenvolvendo o empreendedorismo e a liderança da mulher rural. Já o programa Apoena desenvolve ações de inclusão para pessoas com deficiência nos eventos do SENAR, preparando instrutores e demais agentes do SENAR para promover um ambiente de acessibilidade e de equidade, além de enfatizar as questões legais da formação profissional referente ao tema.

“O evento trouxe, em grande escala, as principais iniciativas de formação profissional, e posiciona o SENAR como uma das instituições mais importantes na disseminação de uma metodologia democrática, centrada no educando e que está de acordo com as mudanças tecnológicas no campo”, afirma a Assessora técnica do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS), Deimiluce Lopes Fontes Coaracy, que participou do encontro.

Assessora técnica Deimiluce Coaracy apresentando programas do SENAR durante a reunião.

A Comissão Técnica da OIT/Cinterfor é o fórum em que representantes de organizações especializadas em formação profissional e desenvolvimento de recursos humanos dos países-membros da OIT nas Américas e na Europa se reúnem com o objetivo de analisar e discutir questões atuais de formação profissional, troca de experiências e propor novas atividades de cooperação. “Participar da reunião técnica e trocar experiências com outras instituições ligadas à formação profissional contribuiu para que as premissas institucionais do SENAR estejam de acordo com as principais demandas e recomendações da Organização Internacional do Trabalho,” explica Deimiluce.

Segundo a assessora, a formação profissional está intimamente ligada ao mundo do trabalho e em constante busca pelo desenvolvimento das competências que atendam a esse universo. “Juntamente com a educação, a formação profissional segue sendo um fator chave na preparação dos jovens para o mundo do trabalho. Por isso, na maioria dos países da América Latina, as políticas são baseadas no conceito de que a melhor forma de entrar no mercado de trabalho para os jovens continua sendo uma educação básica de qualidade, a formação profissional e a experiência inicial de trabalho. Além disso, tem participação direta no enfrentamento da pobreza e do desemprego.”

Na 43ª Reunião ficou definido que para o biênio 2017/2019, transversalmente em todas as suas atividades, a OIT/CINTERFOR apoiará os países e instituições membros em seus esforços para tornar mais inclusiva e equitativa a oferta de formação profissional. Entre estas atividades estão aquelas que visam promover o acesso a uma formação de qualidade para os grupos mais vulneráveis, tais como as pessoas com deficiência, a população rural, povos indígenas, jovens excluídos da educação e do trabalho, as pessoas em detenção e de baixa renda.

Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-4128
www.senar.org.br
www.facebook.com/SENARBrasil
www.twitter.com/SENARBrasil
www.canaldoprodutor.tv.br