Logo CNA

Senar apresenta ações do Comitê Editorial
Cartilhas da Colecao Senar

Resultados de 2021 e as iniciativas previstas para o próximo ano foram temas tratados em reunião na quarta (17)

18 de novembro 2021
Por Senar

Brasília (18/11/2021) O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) reuniu, na quarta (17), o comitê editorial para apresentar um panorama das ações e resultados de 2021 e as iniciativas previstas para o próximo ano.

Janete Lacerda, diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Senar, abriu o encontro e destacou a importância da reunião anual e o trabalho do comitê para o sucesso da coleção de cartilhas.

“Nossas cartilhas têm se destacado bastante tanto pelos downloads quanto na mídia. Isso é fruto de todo nosso trabalho. O produtor e o trabalhador rural já estão familiarizados com a digitalização do material. É um trabalho grande, feito sempre com muito cuidado por uma equipe que trabalha em conjunto, de forma técnica e seguindo uma metodologia,” disse.

A coordenadora de Produção e Distribuição de Materiais do Senar, Fabíola Bomtempo, fez uma apresentação dos resultados e afirmou que, em 2021, a entidade lançou 13 cartilhas e outras oito serão entregues até o final do ano, entre elas, cinco tratam da Norma Regulamentadora 31.

“Com a pandemia, tivemos aumento de downloads das cartilhas, que estão disponíveis pelo portal ( www.cnabrasil.org.br/senar/colecao-senar ) e também pelo aplicativo da estante virtual da coleção Senar. Nossa média/dia antes era de 300 downloads e hoje saltamos para 800 a 1000 downloads por dia”.

Fabíola ressaltou que de agosto/2019 a outubro/2021 foram mais 583 mil downloads de cartilhas pelo portal do Senar. As mais baixadas foram de Agricultura de Precisão, Irrigação e Frangos e galinhas poedeiras: criação pelo estilo caipira.

No aplicativo Estante Virtual da Coleção Senar, lançado em maio deste ano, foram feitos 41.696 downloads até 31 de outubro. O app está disponível gratuitamente nas lojas Google Play e Apple Store e segundo a coordenadora, até o final de novembro terá uma novidade: uma aba com vídeos.

Fabíola falou ainda do aplicativo Realidade Aumentada, lançado pelo Senar em outubro, para a cartilha “Boas Práticas de Fabricação de Alimentos”. Ela apresentou um vídeo sobre o app e explicou que a inovação visa facilitar o aprendizado a partir de uma experiência interativa e dinâmica.

A ferramenta está disponível gratuitamente na loja Play Store para dispositivos com o sistema operacional Android. Basta pesquisar por “Senar RA”, baixar e acessar a cartilha.

Depois, é necessário apontar a câmera do smartphone ou tablet para uma superfície lisa, de preferência branca ou para a página indicada na cartilha e, na tela, interagir com a imagem desses elementos em 3D.

Para 2022, Fabíola afirmou que o Senar pretende finalizar a elaboração dos títulos de cartilhas em andamento, atualizar os títulos da Coleção Senar e desenvolver novos objetos de realidade aumentada.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte