Acre
Notícias
Senar abre primeiro de sete cursos para produtores rurais na Expoacre 2023
Iniciativas são voltadas pra formação profissional e promoção social
Por: Astorige Carneiro (ASCOM)
Um momento histórico para o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Acre) foi registrado na última segunda-feira (24), no Parque de Exposições Wildy Viana. Na edição da Expoacre deste ano, a instituição irá ofertar sete cursos de Formação Profissional Rural e Promoção Social para produtores rurais na feira agropecuária.
Parceria institucional garante formação profissional durante a realização da Expoacre 2023. Foto: ASCOM
Serão beneficiados mais de 100 homens e mulheres do campo através dos cursos, realizados em parceria com o Governo do Estado do Acre e a Secretaria de Agricultura (Seagri). O primeiro curso será o de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas, ação que possibilitará uma mudança considerável na renda de trabalho dos participantes, saindo da diária média do trabalho braçal rural (R$ 60) para uma diária de tratorista, que pode chegar a R$ 300 por dia de trabalho.
Os sete cursos beneficiarão mais de 100 homens e mulheres rurais. Foto: ASCOM
Márcia Cristina Freire, gerente técnica do Senar – AC, destacou que se trata de um momento importantíssimo para o histórico de participação do Senar na feira: “Pela primeira vez em 10 anos, conseguimos organizar os sete cursos desta edição da Expoacre. Ficamos muito felizes com essa conquista, pois o Senar é do sistema rural, é a porta de entrada do produtor rural para mais qualificação e melhora na qualidade de vida”, disse Freire.
Márcia Cristina Freire, gerente técnica do Senar - AC. Foto: ASCOM
Ainda este ano, no segundo trimestre, mais de 80 ações foram concluídas em diversos municípios acreanos, capacitando centenas de pessoas das populações rurais. “O objetivo máximo do Senar é garantir que as famílias rurais tenham dignidade e uma renda que possibilite uma qualidade de vida digna”, destacou a gerente técnica.
Instrutor do curso, Max Theodoro, trabalhou diretamente com o Senar de 2016 a 2022. Foto: ASCOM
Max Theodoro, instrutor do curso, recordou a parceria de longa data com o Senar – Acre. “De 2016 a 2022 atuei exclusivamente como instrutor do Senar, e hoje estou à frente do Departamento de Mecanização Agrícola do Estado. Sou grato e visto literalmente a camisa dessa instituição, pois vi desde o início da minha vida profissional as mudanças positivas que ele perpetua nas áreas rurais do Acre”, relatou Max.
Também participaram da abertura Luís Tchê e Edivan Azevedo, da Seagri; e Alysson Bestene, da Secretaria de Governo do Estado.
EXPOACRE 2023
Serão ofertados nesta edição da maior feira agropecuária do Estado os cursos de Gestão de Propriedades Rurais, Implantação de Lavouras Clonais de Café, Produção Artesanal de Derivados do Leite, Aplicação de Agrotóxicos, Manejo do Rebanho Bovino – Vacinação, e duas turmas de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas.