Logo CNA

Acre

Senar – AC promove visita de alunos do curso Técnico em Agronegíócio ao Frigorífico Annasara

Senar – AC promove visita de alunos do curso Técnico em Agronegíócio ao Frigorífico Annasara

10 de abril 2019

Por: ASCOM/SENAR - AC

Como parte das atividades do Curso Técnico em Agronegócio, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar – Acre), realizou na última terça-feira (2) uma visita ao Frigorífico Annasara, onde 12 alunos foram recebidos pela proprietária da unidade de abate e venda de produtos da ovinocultura acreana.

Turma do curso técnico foi recepcionada pela equipe do frigorífico. Foto: ASCOM/SENAR - AC

Os alunos presentes na visitação cumpriram parte das atividades da Unidade Curricular de Gestão da Produção e Logística para o Agronegócio, que possui como principal objetivo desenvolver no estudante a percepção teórica e prática, ajudando a compreender a importância estratégica da gestão da produção rural nas cadeias produtivas, bem como a logística agroindustrial envolvida no processo produtivo.

Visita promoveu o contato dos discentes com a cadeia produtiva da ovinocultura. Foto: ASCOM/SENAR - AC

DESAFIOS DA OVINOCULTURA

Incentivando a produção no campo e realizando trabalhos para aumentar o consumo, o frigorífico, localizado no km 8 da estrada de Porto Acre, possui capacidade para abater até 120 animais por dia. Luciana Mendonça, proprietária do Annasara, mostrou a propriedade aos discentes, e também falou sobre os desafios da ovinocultura no Acre: “Este frigorífico foi inaugurado em 2011 para impulsionar a produção no Estado. Sempre fomos conscientes que, sozinhos, não conseguiríamos mais abastecer a indústria. Já trabalhávamos com ovinocultura desde 2009, sempre buscando, com outros parceiros, mudar a cultura de mercado”.

Luciana Mendonça, proprietária do Frigorífico Annasara. Foto: ASCOM/SENAR - AC

A proprietária também apontou o crescimento significativo da atividade nos últimos anos no Acre, símbolo de prosperidade na produção rural. “Nossa região é propícia para atividade pois temos como planejar a ovinocultura para otimizar os resultados, mas para isso, temos que buscar produtores focados em produzir animais com finalidade de carne - principalmente produtores que já possuem aptidão e habilidade com a criação. O rebanho do Estado é um rebanho pequeno e os produtores estão divididos. A maioria produz para consumo próprio e lazer, e poucos têm a visão empreendedora. Para ajudar a mudar essa realidade, criamos recentemente uma cooperativa que vai nos possibilitar fazer um trabalho diferente, organizando ainda mais a cadeia produtiva”, destacou.

Visita integrou o cumprimento das atividades da Unidade Curricular de Gestão da Produção e Logística para o Agronegócio. Foto: ASCOM/SENAR - AC

Francimar Gomes, 42, um dos alunos do curso técnico que prestigiou a visita, disse que o contato com as atividades do Acre é importante para o caminho profissional no agronegócio. “É muito importante, enquanto alunos, termos este contato real com as cadeias produtivas do Estado. Com uma visita dessas, podemos acompanhar todo o trabalho que eles fazem, já que existe uma cadeia inteira para compreendermos: da criação à venda da carne”, relatou.

Alunos puderam compreender mais ainda a importância estratégica da gestão da produção rural nas cadeias produtivas. Foto: ASCOM/SENAR - AC

Aos alunos, Luciana enfatizou, ao fim da visita, que “para mudar a cultura desta cadeia produtiva, é importante destacar aos produtores as vantagens das parcerias e do fim da informalidade. É preciso a união da cadeia produtiva e da indústria. O produtor tem que ser parceiro não concorrente, e a indústria tem que remunerá-lo da melhor forma, que é como ele merece. Sem produtor, não tem indústria, e sem a indústria o produtor não consegue alcançar mercados que valorizam o produto”.

Matérias Relacionadas