Logo CNA

Acre

SENAR – AC encerra ciclo de reuniões do Plano Anual de Trabalho para 2023
Patacre231

10 de setembro 2022
patacre231

Participantes da reunião em Acrelândia. Foto: ASCOM

Reunindo lideranças ligadas ao agronegócio, produtores rurais e representantes de instituições parceiras, foi realizada na última sexta-feira (9 de setembro), na sede da Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (SEPA) no município de Acrelândia, a sétima e última reunião do Plano Anual de Trabalho (PAT) 2023 do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR – Acre).

patacre232

Reuniões ajudam a alinhar demandas das comunidades rurais com programação do SENAR - AC. Foto: ASCOM

Através das reuniões do PAT, são ouvidos os relatos das comunidades rurais e coletadas informações referentes às ações de maior necessidade nos municípios. Desta forma, o alinhamento entre ofertas do SENAR – AC e a necessidade comunitária se afina, beneficiando os homens e mulheres do campo no Acre.

patacre233

Sétima e última reunião foi realizada em Acrelândia. Foto: ASCOM

Durante as reuniões, realizadas nos municípios de Xapuri, Brasileia, Rio Branco, Acrelândia, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul e Tarauacá durante os meses de agosto e setembro deste ano, também foram reforçadas as missões institucionais do SENAR: promover a Educação Profissional, Formação Profissional Rural, Promoção Social, e Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) para desenvolver com qualidade o agronegócio acreano.

patacre234

“O objetivo destes encontros sempre é fortalecer a parceria com as comunidades rurais e parceiros do agro. O SENAR existe por causa do produtor e para o produtor rural, sem eles nós não teríamos porquê trabalhar. Acompanhar o desenvolvimento dos municípios, a melhora de vida dos produtores que investem no crescimento profissional é sempre gratificante.” – Márcia Cristina Freire, supervisora técnica do SENAR – AC

patacre235

“Vejo essa união entre SENAR e outros parceiros com o sindicato como uma janela aberta para buscar os direitos dos produtores rurais. Com os parceiros certos, conseguimos ter acesso aos cursos e às ações que incentivam o nosso crescimento enquanto produtores rurais. Temos muito interesse nos cursos de vacinação, inseminação artificial, cultivo da banana, aplicação segura de agrotóxicos, entre outros.” - Flademir Schons, produtor rural e vice-tesoureiro do Sindicato Rural de Acrelândia, morador da propriedade Colônia Nova Vida, ramal da Fazenda (em Acrelândia)

patacre236

“Há três anos eu participei do curso de Derivados da Banana e Mandioca ofertado pelo SENAR, e na feira agropecuária de Acrelândia no mesmo período, em 2019, comecei a comercializar tudo que aprendi a fazer no curso. Desde então, não parei mais. Só tenho a agradece por ter tido essa oportunidade, e hoje participei da reunião para ter acesso a outros cursos que busco para melhorar minha oferta, incluindo os cursos que envolvem preparo de salgados e doces.” – Maria José Souza Araújo, produtora rural de Acrelândia (ramal do Pelé)

patacre237

“Estamos em atividade há três meses, e participar do PAT é importante para garantirmos a oferta de cursos do SENAR. Esses cursos aprimoram muito mais nossos produtores, e consequentemente, o agronegócio no município. Atualmente, estamos com 20 produtores rurais associados, e esperamos que este número cresça cada vez mais. Nosso produtor rural merece ter um apoio qualitativo, que incentive o aumento da qualidade de vida e do lucro.” - Marli Comunello, presidente do Sindicato Rural de Acrelândia