Logo CNA

Minas Gerais

Seminários para Prevenção da Covid-19 informam centenas na Regional de Passos (MG)

4 de agosto 2020

Por: SENAR MINAS

A Regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Passos e Sindicatos Rurais da região trabalharam intensamente nos últimos 80 dias para levar formação e informação aos produtores e trabalhadores rurais sobre o coronavírus, através do Seminário Prevenção em Tempos de Covid-19. Entre maio e julho foram realizadas 188 capacitações nos municípios de Cabo Verde, Guaranésia, Monte Santo de Minas, Cássia, Carmo do Rio Claro, Piumhi, Botelhos, Poços de Caldas, Alpinópolis, Paraguaçu, Formiga, Alterosa e Machado.

A capacitação ministrada por enfermeiras, que são instrutoras do dos cursos do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, foi criada para apoiar os produtores rurais nesse período adverso com foco na proteção dos trabalhadores rurais, uma vez que o agronegócio não parou um dia sequer desde o início da pandemia. As informações foram bem recebidas e, em alguns municípios, inclusive solicitadas pela prefeitura para os funcionários da saúde, o que foi realizado também com o apoio dos Sindicatos Rurais.

Informação para tranquilizar

Em Cabo Verde, 940 pessoas foram capacitadas entre trabalhadores rurais e profissionais da área da saúde da prefeitura. Até 30 de julho, o município registrava baixa incidência da contaminação pela Covid-19. A instrutora Marília Costa Araújo, que realizou as primeiras capacitações, destaca que no início havia falta de informação e os trabalhadores estavam ansiosos por uma diretriz a seguir; 80 dias depois, mesmo com parte da população aparentemente mais calma, o excesso de informações, muitas delas falsas, acabam por confundir as pessoas. “A importância de receber informações corretas, que não causem pânico, mostram a relevância do nosso trabalho”.

Jerônimo Giacchetta, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Cabo Verde, o primeiro no Estado a receber esta ação, destaca a importância do trabalho: “os Seminários deram suporte para os produtores e trabalhadores rurais lidarem com a doença, com o vírus, a prevenção, e como fazer todo esse trabalho no campo. Ajudou também a equipe de saúde que atua na zona rural a levar informações aos produtores que estavam desorientados sobre como proceder nesse período de pandemia”. Ele acrescenta que os seminários chegaram na hora certa para acalmar a população e dar um caminho para que todos pudessem seguir o trabalho. “A colheita do café está seguindo e o resultado é muito bom”.

A produtora Juliana Paulino da Costa, da Fazenda Nova Aliança, em Monte Santo de Minas, acompanhou a capacitação na sua propriedade e destacou a sua relevância. “A pandemia pegou todo mundo de ‘calça curta’. Nós, da agricultura, somos essenciais. Não podemos parar e não paramos, pois precisamos colocar o alimento na mesa e garantir as exportações. A participação do Sistema FAEMG/SENAR/INAES nesse momento foi extremamente importante. A capacitação foi muito boa e clara. Nos deixou tranquilos para manter a atividade com segurança. Para os trabalhadores também foi fundamental. Eles entenderam a importância de ter essa segurança na propriedade e levaram essa informação para a família. Precisamos que o nosso trabalhador entenda a importância do trabalho dele, pois ele tem que preservar a sua saúde e a da família também. Essa capacitação foi essencial para todos nós e estamos sem nenhum caso de contaminação. Eu agradeço muito ao SENAR, somos parceiros sempre”.

Enfrentar a doença

Em Guaranésia (município das fotos) os números da doença são mais preocupantes. O município, que tem 19.378 habitantes segundo o último censo, contabilizava 185 casos da doença. A prefeitura solicitou ao Sindicato Rural capacitações para a sua equipe de profissionais da saúde e o resultado motivou o prefeito, Laércio Cintra Nogueira, a agradecer o Sistema FAEMG/SENAR/INAES. “O conhecimento adquirido nesse momento será de grande valia para enfrentar a nova rotina cotidiana que estamos vivenciando e todos os participantes do Seminário estão aptos a serem multiplicadores e a colaborar para que esse momento seja em breve superado”.

Para o gerente do Sistema FAEMG/SENAR MINAS em Passos, Rodrigo de Castro Diniz, os seminários têm contribuído para a disseminação de informações corretas de prevenção e como um “apaziguador”, diante do cenário de medo que tomou conta da população. “Na área de atuação da Regional, onde as prefeituras permitiram a realização do trabalho, mobilizadores e instrutores seguem atuando firmemente para que o maior número de pessoas possa estar consciente do seu papel nesse momento para evitar a disseminação do vírus”.

Casos de Covid-19 confirmados até 29/07/2020:

  • Alpinópolis - 38

  • Alterosa - 12

  • Botelhos - 32

  • Cabo Verde – 5 pessoas

  • Carmo do Rio Claro - 33

  • Cássia - 78

  • Formiga - 390

  • Guaranésia - 185

  • Machado - 32

  • Monte Santo de Minas - 17

  • Paraguaçu - 28

  • Piumhi - 159

  • Poços de Caldas - 418

Fonte: Prefeituras municipais