Logo CNA

Rio Grande do Sul

Seminário marca entrega de certificados do programa PAS – Uva para Processamento

7 de dezembro 2018

No dia 04 de dezembro, 171 produtores de uva e dez vinícolas da Região da Serra comemoraram o encerramento de um ciclo que representa mais capacitação e um salto de qualidade em suas atividades. Os produtores receberam o certificado de capacitação no módulo de Boas Práticas Agrícolas (BPA) e as vinícolas, de Boas Práticas de Elaboração (BPE) com a declaração de implantação do programa PAS – Uva para Processamento. O projeto é gerenciado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), com execução do SENAR-RS e Sebrae RS e apoio técnico da Embrapa Uva e Vinho. A coordenadora Janine Basso Lisbôa destaca que o programa foi criado para adequar a produção às exigências da legislação, reduzir os riscos de contaminação e implantar a rastreabilidade. A entrega dos certificados ocorreu durante o 1º Seminário do PAS – Uva para Processamento, no auditório da Embrapa Uva e Vinho, R. Livramento, 515 – Bairro Conceição, em Bento Gonçalves (RS).

Os produtores receberam treinamentos em formato de dias de campo nas cidades de Antônio Prado, Nova Pádua, Caxias do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves, Cotiporã, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Eles foram instruídos sobre como reduzir os riscos de contaminação biológica, física e química das plantações, como regular de equipamentos para pulverização de defensivos agrícolas e cuidados na colheita. Também aprenderam a adotar o Caderno de Campo para registrar todas as ocorrências na plantação. No caso das vinícolas, as orientações abrangem as medidas que devem ser adotadas para garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos com os regulamentos técnicos para a sua comercialização.

Além dos 171 produtores que participaram do ciclo 2017/2018 do programa e tiveram suas propriedades visitadas para verificação da implantação das medidas aconselhadas pelos técnicos do SENAR-RS, durante o seminário haverá a recertificação de outros 28 produtores. Janine explica que eles foram capacitados no período 2014/2015 e agora foram reavaliados sobre a manutenção das atividades e controles referentes às boas práticas. O programa PAS – Uva para Processamento recebeu as primeiras turmas em 2014 e já capacitou mais de 800 produtores rurais, em 12 municípios da Serra Gaúcha.

Confira a programação do Seminário:

13h30 – Abertura

14h – Panorama sobre redução de resíduos e rastreabilidade na fruticultura.

Palestrante: José Eduardo Brandão Costa, diretor executivo da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e assessor técnico da Confederação Nacional da Agricultura (CNA)

14h45 – Obrigações legais do produtor rural em relação aos agrotóxicos

Palestrante: Rafael Friederich de Lina – fiscal estadual agropecuário – chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários (DDA/SEAPI)

15h30 – Produção integrada de frutas no Brasil

Palestrante: Marcus Vinicius de Miranda Martins – coordenador do Departamento de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas e da Produção Sustentável – DEPROSSMC – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

16h15 – Entrega de certificados e declarações de implantação do PAS – Uva para processamento para produtores rurais e vinícolas do ciclo de capacitação 2017-2018

16h30 – Encerramento

Fonte: ASSCOM SENAR-RS