Santa Catarina
Notícias
Seminário de Líderes Rurais aborda sucessão familiar e repressão aos crimes contra o agronegócio
Evento foi promovido pelo Sindicato Rural de Seara
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema Faesc/Senar
O Sindicato Rural de Seara, oeste catarinense, promoveu com apoio do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina) o Seminário de Líderes Rurais. O objetivo foi abordar o “Planejamento sucessório rural” e a “Repressão aos crimes contra o agronegócio” – temas de grande relevância para o setor agropecuário e para a sociedade como um todo.
O evento ocorreu no último sábado (18) e reuniu mais de 200 pessoas entre produtores, familiares e lideranças. A programação envolveu palestras do delegado coordenador do Centro de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio (Caoagro) e diretor de Polícia da Fronteira (DIFRON) da Polícia Civil, Dr. Fernando Calfass, e do desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Dr. Raulino Jacó Brünning.
Além de apresentação institucional do Sindicato Rural, a abertura foi marcada por um vídeo do presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, que reconheceu o potencial da região e realçou a importância do seminário e das mais diversas iniciativas do Sistema Faesc/Senar/Sindicatos voltadas à disseminação de conhecimentos. “Que possamos, juntos, continuar fortalecendo o setor agropecuário, promovendo o desenvolvimento sustentável e a inovação no campo. Contem sempre com o Sistema Faesc/Senar”.
O presidente do Sindicato Rural, Valdemar Zanluchi, frisou que o engajamento do público demonstrou a importância dos temas para o agronegócio catarinense. “Muito importante a expressiva presença dos produtores para que se mantenham atualizados sobre a repressão aos crimes contra o agronegócio e sobre planejamento sucessório rural, assuntos essenciais para o desenvolvimento do setor produtivo”.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, explicou que o Sistema Faesc/Senar é mantido por recursos oriundos de quem produz e comercializa de forma correta. “Nada mais justo que retribuirmos aos empresários rurais, em forma de informações, treinamentos, cursos, assistência técnica e seminários. É uma satisfação levarmos conhecimentos para que sejam mais assertivos nas tomadas de decisões, no cuidado com o patrimônio, com a família e com as questões econômicas, ambientais e sociais. O agro precisa de acesso facilitado às informações”, pontuou.
O prefeito de Seara, Edemilson Canale, valorizou a iniciativa e destacou a importante parceria com o Sistema Faesc/Senar/Sindicatos para fortalecer o setor produtivo.
PALESTRAS
Calfass destacou a satisfação em falar sobre a repressão que a Polícia Civil realiza nas investigações dos crimes contra o agronegócio por meio do Caoagro. “Mais uma vez conversamos com os produtores rurais, informamos os canais de denúncia que da Polícia Civil, mostramos o trabalho que desenvolvemos há dois anos e ressaltamos os resultados positivos”.
O delegado reforçou, ainda, como proceder caso o produtor seja vítima de furtos em sua propriedade, sobretudo nos crimes contra o patrimônio, como por exemplo, furto de gado e de maquinários agrícolas. “Registre o seu boletim de ocorrência! Procure a Delegacia da Polícia Civil ou acesse os canais de denúncia digitais. Quanto mais cedo a investigação for iniciada, maiores as chances de resultados positivos na recuperação de objetos furtados”, destacou ao citar o WhatsApp (49) 99173-8826, que funciona 24 horas por dia e é válido para denúncias de todo o Estado.
O desembargador Brünning trouxe um tema crucial para o futuro do agronegócio em Santa Catarina: o planejamento sucessório rural. Sua apresentação abordou como um planejamento eficiente, feito com auxílio de profissionais experientes e confiáveis, pode garantir a tranquilidade das famílias e a continuidade dos negócios. “Parabenizo a grandeza do agronegócio – orgulho de Santa Catarina. Estive no evento para contribuir com algumas informações sobre direito de família, regime de bens no casamento, parentes e seus direitos, entre outros. Foi gratificante porque todos demonstraram interesse no assunto, especialmente em relação ao planejamento da transferência dos bens para herdeiros, – algo que é fundamental fazer em vida, com ajuda de contadores, advogados e outros profissionais experientes na área”, finalizou.