Logo CNA

Paraná

Seminário de energias renováveis reúne 100 pessoas em Cascavel
Feira Energias Renovaveis

Evento com especialistas promovido pelo Sistema Faep/Senar aconteceu dentro da programação da Feira Paranaense de Energias Renováveis

27 de outubro 2022

Nesta quarta-feira (26), o seminário “O presente e o futuro da segurança energética no campo”, promovido pelo Sistema Faep/Senar-PR, abriu a programação da Feira Paranaense de Energias Renováveis, que acontece até dia 28 de outubro, em Cascavel, na região Oeste do Paraná. Na ocasião, especialistas da Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) falaram sobre o cenário atual e as perspectivas para a energia solar no Brasil, além de detalhar o Programa Renova-PR e a Lei 14.300/2022 (Marco Legal da Geração Distribuída).

"O Sistema FAEP/SENAR-PR investe constantemente na qualificação. Em 2017, por exemplo, fizemos uma série de viagens técnicas que mostraram aos produtores paranaenses como a matriz energética sustentável já estava consolidada na Europa. Começamos todo um trabalho de fomento com cursos, cartilhas, seminários e diversas ações que nos possibilitaram chegar nesse momento de profunda transformação em andamento no Estado", ressalta Débora Grimm, diretora técnica do Sistema Faep/Senar-PR.

Débora Grimm, do Sistema FAEP/SENAR-PR, participou da abertura da feira

A Feira Paranaense de Energias Renováveis é mais uma estratégia para levar conhecimento sobre as diferentes fontes de energia renováveis, principalmente solar e biogás, ao produtor rural. A alta no custo com a energia dentro da porteira e a escassez hídrica aceleraram o processo de busca por energia limpa, renovável e barata. Isso, principalmente para os pecuaristas envolvidos com avicultura, piscicultura, produção de leite e suínos.

Nos últimos meses, principalmente por meio do Programa Renova-PR, milhares de produtores rurais estão adotando energias renováveis na produção agropecuária para reduzir os custos e aumentar a renda, além da mitigação de impactos ambientais.

"O Oeste do Paraná tem três das quatro capitais nacionais da proteína animal. Estamos em uma região com vocação para transformar proteína vegetal em animal. E fazemos isso com sustentabilidade. Os produtores que se atentarem, investirem em painéis fotovoltaicos e na destinação correta dos dejetos, certamente terão um selo de garantia e serão pagos por isso", projeta Paulo Orso, presidente do Sindicato Rural de Cascavel.

Feira Paranaense de Energias Renováveis vai acontecer ao longo de três dias em Cascavel

Em abril, o Sistema Faep/Senar-PR promoveu o Seminário de Energias Renováveis no Centro de Treinamento Agropecuário (CTA) de Assis Chateaubriand, na região Oeste do Paraná, para mais de 90 pessoas. Recentemente, o evento ocorreu em três municípios do Paraná: Londrina, no Norte (14/09); Guarapuava, no Centro-Sul (20/09); e Pato Branco, no Sudoeste (05/10), com a participação de mais de 400 produtores rurais.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas