Logo CNA

Mato Grosso

Segunda etapa do mutirão rural acontece no Médio Norte
09 10 set mutirao rural sapezal 49

A caravana iniciou a segunda etapa nesta sexta-feira (04.03) em Nova Ubiratã

7 de março 2022

Começa nesta sexta-feira (04.03) mais uma etapa do Mutirão Rural, ação desenvolvida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e parceiros. A caravana passará pelos municípios de Nova Ubiratã, Cláudia, Feliz Natal e Lucas do Rio Verde, encerrando em Nova Mutum, no dia 12 de março.

No Mutirão são ofertados mais de 30 serviços de ação social aos moradores de comunidades rurais do estado. Dentre os serviços ofertados estão atendimento médico e odontológico, consulta oftalmológica, produção de óculos de grau, corte de cabelo, atendimento jurídico, educação financeira, educação no trânsito, emissão e plastificação de documentos etc.

Imagem

Eles são gratuitos à população graças aos recursos do produtor rural. Para o superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, mais conhecido como Chico da Pauliceia, o Mutirão Rural é uma das formas de retribuição à contribuição do produtor. “Levamos cidadania por meio do mutirão há mais de 25 anos, utilizando o recurso do produtor para benefício das comunidades rurais mato-grossenses”, destaca.

Os municípios contemplados nesta segunda etapa são atendidos pela Regional de Sorriso, do Senar-MT. Ela é uma das dez regionais do estado e visa organizar a demanda e ser um elo entre a instituição e os Sindicatos Rurais.

Para Maiara Bogo, supervisora da Regional e responsável por dar suporte aos municípios e conhecer as necessidades de cada região, ações como o Mutirão Rural trazem cidadania aos produtores e trabalhadores rurais locais. “O Mutirão Rural agrega muito valor para população do meio rural, que na maioria dos casos tem dificuldade em estar se deslocando para zona urbana por questão de logística ou outra particularidade e não conseguem realizar regularização de documentos ou ter acesso algum atendimento básico necessário”, afirma.

Ainda segundo Maiara, a expectativa é grande. “As comunidades estão bem ansiosas para chegada desse dia porque além de serviços voltados a saúde e documentação ainda teremos atividades recreativas. A maior recompensa é ver aquela comunidade satisfeita e com acesso a todos os serviços”.

Programação

Sexta-feira, 04.03 – Nova Ubiratã

Distrito de Novo Mato Grosso – Escola Municipal Getúlio Vargas;

Segunda-feira, 07.03 – Cláudia

Assentamento 12 de Outubro – Escola Municipal Florestan Fernandes;

Quarta-feira, 09.03 – Feliz Natal

Assentamento ENA – Escola Malvina Evaristo Pescinelli;

Sexta-feira, 11.03 – Lucas do Rio Verde

Groslândia – Escola Fredolino Vieira Barros;

Sábado, 12.03 – Nova Mutum

Santa Rita do Trivelato – Escola Municipal Três de Novembro.

A programação está sujeita a alteração de acordo com os decretos municipais vigentes nas datas de realização dos cursos, por conta da quantidade de casos de gripe ou covid-19.

Regionais – A Regional de Sorriso abrange os Sindicatos Rurais de: Cláudia, Ipiranga do Norte, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Sinop, Sorriso, Tabaporã, Tapurah, União do Sul e Vera. Além dessas cidades, os Sindicatos estendem o atendimento para os municípios de Feliz Natal, Itanhangá, Santa Carmem e Santa Rita do Trivelato.

De acordo com o superintendente do Senar-MT, Chico da Pauliceia, as Regionais são primordiais para o acompanhamento das localidades. “As Regionais são um braço do Senar-MT que nos ajudam a acompanhar cada parte desse nosso estado grandioso e cheio de particularidades”, afirma.

Matérias Relacionadas