Logo CNA

Rio Grande do Sul

São Sepé é a penúltima parada do Seminário Duas Safras em 2022
Duas safras sao sepe

Senar-RS levará ao município um dia inteiro de palestras sobre intensificação produtiva de trigo, milho e sistema sulco-camalhão, em 22 de novembro

21 de novembro 2022

A penúltima edição deste ano do Seminário Duas Safras: Mais Produção no Ano Inteiro ocorre em São Sepé, no dia 22 de novembro, a partir das oito horas, na Associação dos Funcionários da Cotrisel. As palestras da Etapa Centro, oferecidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) aos produtores, técnicos, pesquisadores e trabalhadores rurais, terão foco na produção de trigo e milho e na utilização do sistema sulco-camalhão em áreas de várzea.

Conforme o coordenador do Departamento de Apoio Estratégico do Senar-RS, Umberto Moraes, essas produções já são comuns na região, que apresenta áreas de várzea com plantio em sulco-camalhão, tecnologia que permite o aproveitamento desses espaços para o cultivo de outras culturas além do arroz – como soja, milho e cereais de inverno. “A ideia é realmente impulsionar as atividades que já estão sendo realizadas na região”, complementa.

Com início em abril de 2022, o seminário já passou por Santo Ângelo, Porto Alegre, Pelotas, Alegrete, Passo Fundo, Cruz Alta e Lavras do Sul. A próxima parada, depois de São Sepé, é Vacaria, em seis de dezembro. A iniciativa faz parte do Programa Duas Safras, que busca o desenvolvimento do agro gaúcho a partir da intensificação sustentável da produção agropecuária em duas safras, principalmente com o fortalecimento dos cultivos de inverno e da integração entre produção agrícola e pecuária.

Distribuídas em quatro painéis ao longo do dia, as palestras contarão com representantes da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Embrapa Trigo e Embrapa Clima Temperado, Asgav / ABPA e Ocergs e Pioneer Sementes. Produtores de Santa Bárbara do Sul, Campo Novo e Formigueiro também compartilharão as experiências vividas nas suas propriedades. As temáticas variam de cenários econômicos e mercadológicos até os cereais de inverno em um agro de oportunidades, passando pelo desafio das culturas em alta produtividade.

Inscrições para a Etapa Centro devem ser feitas por meio do site: https://duassafrascentro.eventize.com.br/

O Duas Safras

O programa Duas Safras é fruto da articulação entre Senar-RS, Farsul e Associação Brasileira da Proteína Animal (ABPA), Embrapa, Fecoagro/RS, Asgav e Federarroz, Acergs, Sips, Aprosoja, Ocergs, BSBios e Apassul.

A expectativa é que a medida ajude a ampliar a renda do produtor rural e aumentar em 40% a capacidade do agro no Rio Grande do Sul. Segundo a Assessoria Econômica da Farsul, o impacto no PIB seria um aumento de 7%, representando aproximadamente R$ 31,9 bilhões. “A ideia é alcançarmos esse acréscimo até 2030, fazendo com que certamente nós tenhamos um novo patamar social e econômico no Estado”, relata o Superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli.

Serviço: “Seminário Duas Safras - Mais Produção o Ano Inteiro” - Etapa Centro

Quando: 22 de novembro, às 8h

Onde: Associação dos Funcionários da Cotrisel, em São Sepé

Quanto: entrada franca

Inscreva-se e confira a programação completa em: https://duassafrascentro.eventize.com.br/