Logo CNA

Sergipe

Sala do Produtor Rural expande ações do Sistema Faese/Senar por Sergipe
Whats App Image 2023 04 03 at 10 50 04

Lançada em 2022, a SPR  já está em funcionamento em  14  municípios sergipanos

3 de abril 2023

A Sala do Produtor Rural (SPR) contribuiu para aumentar o público em todo o estado de Sergipe, alcançado pelas ações do Sistema Faese/Senar, e mostra resultados positivos com mudanças nas propriedades, qualificação de mão de obra e promoção social.

Lançada em 2022, a SPR já está em funcionamento em 14 municípios sergipanos, após assinatura do Termo de Cooperação, seja com as prefeituras, ou ainda com os Sindicatos Rurais, mas cada Sala abrange também ações nos municípios circunvizinhos, o que garante que os programas cheguem em todo o estado.

O objetivo de aproximar as ações do Sistema Faese/Senar do público que mais precisa de qualificação no campo, tem sido alcançado. Os agentes mobilizadores são responsáveis, junto com a gestão dos municípios de mobilizar o público que mais precisa da qualificação no campo.

Como funciona

Após assinatura do Termo de Cooperação, a gestão do município deve contratar o agente mobilizador, para mobilizar o público e acompanhar os eventos, por isso, ele precisa conhecer bem a demanda do município e região. A Sala do Produtor Rural contempla oito treinamentos de Formação Profissional Rural, dois de Promoção Social, um evento do Senar Saúde, com os serviços de exames preventivos para o homem e a mulher do campo, além de palestras educativas de prevenção.


O município também recebe uma turma do Senar Jovem (16 a 30 anos), outra do Senar + Jovem (14 a 18 anos), um grupo do Produzir + Senar (pequenos produtores) e uma turma do Senar English (inglês no campo).

O trabalhador rural Fernando Souza, aos 21 anos, já fez o curso de Informática básica e também o de Operação e manutenção de tratores agrícolas pelo Senar. Já a produtora rural Luciene dos Santos faz parte do Programa Produzir + Senar, após participar dos Plantões que tiram dúvidas e também de receber a visita dos agentes de campo, ela já consegue melhorar o manejo com sua plantação de laranja e limão.

Já o pecuarista Danilo Amado, que faz o Senar English, mostra como o curso de inglês tem ajudado na compreensão até mesmo dos rótulos dos produtos importados. Eles são os personagens de algumas das ações do Sistema Faese/Senar, contemplados pela Sala do Produtor Rural, numa reportagem que foi destaque no programa Nosso Agro, exibido aos sábados na TV Band, uma parceria com a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil.

Veja o vídeo com a reportagem