ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Santa Catarina

Rede e-TEC: Senar/SC forma 133 técnicos em agronegócio em 2020

Alunos dos polos Canoinhas, Seara, Araranguá, Fraiburgo e São Joaquim receberão o certificado em fevereiro e março

29 de janeiro 2020
Por Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoverá a colação de grau de cinco turmas do Curso Técnico em Agronegócio em 2020. Ao todo, 133 alunos dos polos Canoinhas, Seara, Araranguá, Fraiburgo e São Joaquim receberão o certificado em fevereiro e março. O objetivo da capacitação foi qualificar produtores rurais e otimizar o desenvolvimento das propriedades, visando o crescimento de diversos segmentos das cadeias produtivas da agropecuária.

Para formar profissionais habilitados na gestão e comercialização do agro foram identificados os processos e sistemas agroindustriais e de melhoria da qualidade de produtos e de serviços, desenvolvendo as potencialidades desse setor. Também foram aplicadas técnicas de organização e distribuição eficiente do trabalho e dos recursos produtivos, de empreendedorismo com capacidade crítica, criativa e inovadora, de gestão e de desenvolvimento de negócios rurais responsáveis e sustentáveis.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, ressalta que as visitas técnicas também foram fundamentais para a troca de experiências entre os alunos e os produtores rurais. “Eles tiveram exemplos de como administrar as suas propriedades, de quais técnicas contribuem para o desenvolvimento dos estabelecimentos rurais e da importância de investir em tecnologias eficientes. Esse foi um dos maiores propósitos da atividade: mesclar a teoria e a prática, aproximando os alunos da realidade rural”, destaca.

O curso tem abrangência em 12 polos de apoio presencial no Estado. “A intenção era oportunizar o acesso a mais conhecimento para produtores e filhos de produtores rurais ofertando acesso ao ensino técnico de qualidade. A conclusão de outras cinco turmas demonstra o sucesso dessa iniciativa e promove o crescimento da produção e o aumento da rentabilidade, contribuindo para a permanência dos jovens no campo”, salienta o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC José Zeferino Pedrozo.

A engenheira ambiental Suelen Polak Ramos é uma entre os 27 alunos que concluíram o curso no polo Canoinhas. Ela trabalha com assessoria e consultoria ambiental e decidiu aprofundar o seu conhecimento quando sentiu dificuldade para conversar com os clientes sobre assuntos do agro. “Sou filha de produtor rural, mas não trabalho na lavoura. Então iniciei o curso para compreender o cenário agrícola da região e aprofundar a visão de mercado”, afirma.

A aluna do polo Seara, Ana Júlia Casarotto, explica que as visitas técnicas enriqueceram ainda mais a metodologia, transformando os exemplos em estratégias para aplicar em sua propriedade. Além disso, Ana conta que outra atividade importante para a sua formação foi o projeto final. “Trabalho com gado leiteiro. Então escolhi o tema ‘a importância do manejo de ordenha na qualidade do leite’, considerando as mudanças em relação a produção leiteira com o intuito de obter maior qualidade na produção”, enaltece.

PROFISSIONALIZAÇÃO

A capacitação foi realizada em quatro semestres na modalidade a distância (80% online e 20 % presencial), totalizando 1.230 horas. Entre os temas que compõem a grade curricular estão: ambientação, introdução à informática, português instrumental, introdução ao agronegócio, administração rural e técnicas de produção vegetal, gestão de pessoas, contabilidade rural, políticas públicas para o agronegócio, legislação agrária e ambiental, associativismo, cooperativismo e sindicalismo, gestão de custos e técnicas de produção animal.

De acordo com o presidente da Faesc, desde 2015 o Senar/SC formou 464 técnicos em agronegócio. “A maioria desses profissionais trabalha em propriedades rurais, agroindústrias, federações e associações como empresas de pesquisa e de fomento. Para os formandos, não será diferente, o comprometimento e a dedicação que tiveram durante o curso deve gerar mais resultados, ampliando as oportunidades para atuar no mercado de trabalho”, conclui Pedrozo.

Calendário de Formaturas

Canoinhas

Evento: Formatura Curso Técnico em Agronegócio - Polo Canoinhas

Data: 15/02

Horário: 19 horas

Local: Cabanha Serra Alta, em Canoinhas

Seara

Evento: Formatura Curso Técnico em Agronegócio - Polo Seara

Data: 22/02

Horário: 19 horas

Local: Centro de Tradições Gaúchas Seara e Pampa, em Seara

Araranguá

Evento: Formatura Curso Técnico em Agronegócio - Polo Araranguá

Data: 07/03

Horário: 19 horas

Local: Praiano Centro de Eventos, em Araranguá

São Joaquim

Evento: Formatura Curso Técnico em Agronegócio – São Joaquim

Data: 20/03

Horário: 19 horas

Local: Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em São Joaquim

Fraiburgo

Evento: Formatura Curso Técnico em Agronegócio - Polo Fraiburgo

Data: 21/03

Horário: 19h30

Local: Clube Fraiburguense, em Fraiburgo