Logo CNA

Mato Grosso

Ranchão e Senar-MT viveram um momento histórico na terça
Whats App Image 2022 08 02 at 21 59 41

Nova Mutum receberá a primeira escola agrícola do Senar-MT

3 de agosto 2022

Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Determinação, objetivos traçados, metas estabelecidas e muita emoção. Estes foram os ingredientes que rechearam e envolveram todos que estiveram na comunidade Ranchão, em Nova Mutum, na terça-feira (02.08). O dia foi histórico. E foi também um marco na vida dos alunos e educadores da Escola Municipal Rural Produtiva do Ranchão e também para as equipes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), e da prefeitura de Nova Mutum que são parceiros neste projeto.

A assinatura do Termo de Cooperação Técnica (TCT) entre Senar-MT, prefeitura de Nova Mutum e Sindicato Rural do município consolidou a parceria que vinha sendo construída há algum tempo. A partir desta terça-feira, a instituição de ensino rural assume a gestão educacional e administrativa da escola agrícola do Ranchão. O investimento inicial é de cerca de R$ 8 milhões. Além do curso de ensino formal, nível médio que forma técnicos agropecuários, o Senar-MT seguirá realizando outros treinamentos de capacitação dentro da escola. O objetivo é sempre o mesmo: formar mão de obra para atuar no campo.

0

Presidente do Sindicato Rural de Nova Mutum, Paulo Zen

Para o presidente do Sindicato Rural de Nova Mutum, Paulo Zen, o momento é único para o setor e, principalmente, para o produtor rural. “É muito importante para nós poder contribuirmos com esta escola que vimos nascer e crescer”. Zen fez questão de mencionar o ex-presidente do Sindicato, Emerson Zancanaro. “Tudo começou na gestão dele e, eu tenho o maior orgulho de ter dado continuidade neste processo”. Zen também fez questão de agradecer os educadores que tiveram a coragem de aceitar o desafio. “Estamos vivendo o começo de uma nova era. Estou feliz por fazer parte disso”, enfatizou.

0

Para Corral sucesso é a junção de oportunidade e competência

O presidente do Sistema Famato, Normando Corral deu uma boa notícia. Ele contou que a demanda por técnicos é muito grande no setor agropecuário. Corral afirmou que os jovens que estão fazendo a formação técnica terão emprego garantido. “A procura por bons profissionais é crescente”. O presidente também fez questão de dizer que o sucesso é a junção de oportunidade e competência. “Senar-MT está tendo a oportunidade de colocar toda a sua expertise dentro da educação formal. A competência cabe aos jovens que, por meio do estudo e da dedicação, vão ter sucesso nesta empreitada”.

0

Termo de Cooperação Técnica para concretizar a parceria

O prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix mais que concordar com a fala de Corral, acrescentou que, muitas vezes, os políticos se preocupam em fazer obras faraônicas, porém, na opinião dele, o importante é transformar a vida das pessoas. “É investir na formação de pessoas melhores para este mundo. Este dia está sendo muito emocionante para mim. Estamos sendo um instrumento de Deus para cumprimos o propósito de formar e também de transformar a vida de muitos”

0

Superintendente do Senar-MT, Chico da Pauliceia

Emocionado, o superintendente do Senar-MT, Francisco Pugliesi de Castro, conhecido como Chico da Pauliceia quebrou o protocolo e preferiu ter uma conversa mais descontraída com os que estiveram presentes neste dia histórico para a comunidade do Ranchão, em Nova Mutum. “Assim como o prefeito disse que o Ranchão foi uma escola até a chegada do Senar-MT e será outra a partir da chegada do Senar-MT, o Senar-MT também será outro com a concretização desta parceria com o Ranchão. Agora somos um só time”. Chico destacou ainda que a Ranchão será um celeiro de mão de obra qualificada para o campo.

Palavra aberta para algumas pessoas que têm uma relação de amor com a escola Ranchão.

0

Yuri da Silva, escolhido para representar os alunos do Ranchão

“Que momento hein??!! E eu estou aqui. É muito emocionante para nós alunos podermos participar deste marco histórico para nossa escola. A Ranchão tem o poder de transformar as pessoas. Isso acontece com o estudo e conhecimento. Temos certeza que o Senar-MT nos proporcionará muitas coisas boas. Vemos com muito bons olhos esta parceria. Estamos muito otimistas e felizes”. Yuri da Silva, escolhido para representar os alunos do Ranchão.

0

Vice-prefeito de Nova Mutum Alcindo Uggeri

“A Ranchão vai continuar sendo sempre a nossa escola. Estamos começando a contribuir junto com o Senar-MT para um trabalho que beneficiará muito a nossa região. É desta forma que vamos realizar nosso sonho. Tanto a Famato, quanto a prefeitura de Nova Mutum estão quebrando paradigmas e assumindo uma grande responsabilidade. Temos Ranchão antes do Senar-MT chegar e outra depois da chegada desta instituição de ensino rural”. Alcindo Uggeri – vice-prefeito.

“Momento histórico para a comunidade rural Ranchão. Digo isso porque toda a vida de todos os moradores gira em torno da escola produtiva Ranchão. Este trabalho diferenciado feito pelo Senar-MT e Ranchão vai ultrapassar os portões da unidade escolar e chegar na comunidade. Todas as discussões e tratativas foram feitas pensando na comunidade. Também é importante destacar que os alunos do Ranchão são comprometidos, diferenciados, sérios e responsáveis e vão enfrentar este desafio com louvor”. Secretária de educação – Helena Maria Marques.

0

Representantes de todos os setores prestigiaram a solenidade

Prestígio – A diretora da escola Ranchão, Lucivânia Borsato da Silva, colaboradores e ex-colaboradores da unidade escolar estiveram presentes na solenidade que concretizou a parceria entre Prefeitura por meio da Escola Ranchão, Senar-MT e prefeitura. Os alunos também participaram e o Yuri Silva foi que representou todos com um discurso leve e descontraído.

A solenidade também contou com a presença do procurador Alex Brescovit, do promotor de justiça, Henrique de Carvalho Pugliesi. Também estiveram presentes os comandantes do 14ª comando regional da Polícia Militar, Coronel Cláudio Fernando, tenente coronel Fernandes, da cavalaria da Polícia Militar, de Nova Mutum e o comandante da 5ª Companhia de Bombeiros Tenente Coronel Fernando Duarte.

A prefeitura também estava bem representada com a presença do chefe de gabinete, Reginaldo Nogueira e do vice-prefeito Alcindo Uggeri. Além da secretária de educação Helena Maria Marques, vários outros servidores da prefeitura também prestigiaram o evento.

Os presidentes dos Sindicatos Rurais também prestigiaram o evento. Estiveram presentes o de Diamantino Altemar Krolling, o de São José do Rio Claro, Aparecido Rodrigues, o de Barra do Bugres, que também é assessor de relações institucionais do Senar-MT, Rogério Romanini.

Selo

Matérias Relacionadas