Logo CNA

Prorrogado prazo para inscrição de projetos no Desafio Agro Startup
Anapolis site 0 71726300 1515060848

Inscrições podem ser feitas até o dia 10 de novembro

10 de outubro 2017
Por Senar

Os interessados podem inscrever projetos e ideias no Desafio Agro Startup até o dia 10 de novembro. O prazo foi prorrogado e as inscrições devem ser feitas pelo site www.desafioagrostartup.com.br . A proposta do projeto é oferecer, sob a forma de competição de modelos de negócios inovadores, capacitações e mentorias para concepção de negócios voltados para o agronegócio, estimulando assim o empreendedorismo e o desenvolvimento do setor. O projeto é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás (SENAR Goiás), Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás).

De acordo com o superintendente do SENAR Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, o projeto é uma iniciativa de formação, capacitação e qualificação no ambiente tecnológico, que proporcionará boas e novas ideias para o setor agropecuário. “A ideia de criar o projeto surgiu para fortalecer o trabalho que é desenvolvido nos pilares de empreendedorismo, sucessão familiar e formação de novas lideranças. No pilar, em especial, do empreendedorismo, nós teremos condições de promover iniciativas para que os jovens tenham capacidade de pensar em novas ideias e novos projetos para fortalecer o setor agropecuário dentro de Goiás. Queremos que essa iniciativa desperte grandes ideias para se tornarem negócios rentáveis e lucrativos, proporcionando ganhos tecnológicos e de eficiência de produção”, ressalta.

Para o diretor técnico do Sebrae Goiás, Wanderson Portugal, essa iniciativa é extremamente relevante, não somente pelo aspecto do fomento ao empreendedorismo, mas por proporcionar um olhar cada vez mais apurado para o agronegócio como um mercado com um potencial imenso para se empreender com negócios inovadores na modelagem de startups. “Existem vários gargalos nas diversas cadeias produtivas ligadas ao agronegócio que podem ser resolvidas com soluções criativas e viáveis. Assim, estimular a geração dessas ideias e apoiar por meio de capacitação específica com as mais modernas técnicas e ferramentas para pensar e executar um negócio se torna uma via bastante promissora para que sejam geradas grandes soluções para o mercado”, ressalta.

Etapas do Desafio

O projeto será desenvolvido em quatro fases – capacitação, seleção inicial, mentorias e final. Na primeira, os participantes terão acesso a conteúdo especializado via EaD, com o intuito de capacitá-los nas competências básicas necessárias para o desenvolvimento de um negócio inovador. Serão abordados temas como empreendedorismo, inovação, Design Thinking, Lean Startup e Business Model Canvas. Já a segunda fase consiste no recebimento, avaliação e seleção das propostas de participação no desafio, contendo descritivo do negócio. Serão selecionadas 50 ideias de negócios. Os projetos vão passar pela avaliação de uma Comissão Técnica.

Na terceira fase, os participantes terão acesso a um ciclo de mentorias especializadas, que vão ajudar os empreendedores a refinar seus modelos de negócio. Haverá também uma nova seleção, no qual se buscará a seleção das melhores ideias para a etapa final do desafio. A fase final é uma etapa presencial que compreende a avaliação dos projetos selecionados na fase anterior por uma banca de especialistas, investidores e empresários para a escolha e premiação de reconhecimento das melhores ideias de negócios. Serão escolhidas três ideias que serão ranqueadas, de acordo com as avaliações em 1º, 2º e 3º lugares.

Ficha Técnica

Lançamento do Desafio Agro Startups

Mais informações: www.sistemafaeg.com.br ou www.desafioagrostartup.com.br

Facebook: desafioagrostartup

Instagram: desafioagrostartup

Twitter: @DesAgroStartup

Matérias Relacionadas