Paraná
Notícias
Projeto sindicato itinerante leva serviços e cursos a comunidades distantes
Iniciativa criada durante o curso de Liderança Rural, promovido pelo Sistema Faep/Senar-PR, aproxima sistema sindical dos produtores e da comunidade
“Se o produtor não vai até o sindicato rural, a entidade vai até o produtor”. A partir desta máxima, os integrantes do curso Liderança Rural, promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, desenvolveram uma iniciativa para descentralizar as ações sindicais, levando sua atuação até comunidades mais distantes. O projeto “Sindicato Rural Itinerante” procura difundir o trabalho do sindicato, agregar mais associados e reforçar a importância da representatividade no meio rural. Afinal, por mais ativo e organizado que seja um sindicato, existem limitações, até de ordem logística, para conseguir abranger todo território do município e, às vezes, da região.
A iniciativa surgiu durante o curso Liderança Rural realizado em Guarapuava. Os integrantes da equipe buscavam um modo de levar as ações do sindicato local até distritos mais distantes, onde vivem produtores que não costumam acessar as áreas urbanas dos municípios. Desta forma, os agricultores e pecuaristas podem ter acesso aos cursos do SENAR-PR e aos serviços oferecidos pelo sindicato rural.
“O município é muito extenso. Às vezes estes produtores estão a 40 quilômetros do centro da cidade, onde está a sede do sindicato. Isso dificulta eles terem acesso a informações ou realizarem algum serviço”, destaca Luciana Queiroga Bren, gerente do Sindicato Rural de Guarapuava , que integra a equipe do projeto. “A ideia é atuar na área de abrangência do Sindicato Rural de Guarapuava e suas três extensões de base: Candói, Cantagalo e Foz do Jordão”, detalha.
Em maio, a primeira ação do “Sindicato Rural Itinerante” aconteceu no distrito de Palmeirinha, em Guarapuava. A equipe do projeto aproveitou uma reunião de pais e mestres na escola local para conversar com a comunidade. Na ocasião, os integrantes explicaram a atuação do sindicato rural, os serviços ofertados, os cursos disponibilizados pelo SENAR-PR, além de outros trabalhos relevantes como a Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF). Inclusive, Guarapuava já conta com a sua comissão local de mulheres.
“A reunião estava lotada, com cerca de 200 pessoas. Mas quando perguntamos quem conhecia o sindicato rural, apenas 20 levantaram a mão. E quando perguntamos quem já havia feito curso do SENAR-PR, só 10 se manifestaram”, afirma Luciana. Essas impressões, segundo ela, reforçam a importância do projeto.
“Essas ações complementam o trabalho de mobilização, levando conhecimento sobre o Sistema FAEP/SENAR-PR para comunidades mais distantes. Muitas vezes, esse público não sabe que pode solicitar cursos na sua localidade. Eles acham que precisa ir até o sindicato”, observa a mobilizadora do Sindicato Rural de Guarapuava, Mery Ribas. A reunião na escola na comunidade Palmeirinha despertou o interesse de diversas pessoas, principalmente pelas capacitações do SENAR-PR. “As mães perguntaram sobre cursos para os filhos, pensando na questão da empregabilidade”, relembra Mery.
Para quem está dentro da porteira, o projeto “Sindicato Rural Itinerante” tem ajudado na divulgação de informações e ações do sindicato rural e do Sistema FAEP/SENAR-PR, principalmente no que se refere à mobilização do setor.
“Essa proposta também ajuda a aproximar os produtores entre si, fazendo com que tenham mais conexões. Com essa aproximação, aumenta a rede de contatos, e podem surgir negócios, parcerias, melhorias para a propriedade rural e maior desenvolvimento da atividade. Todo mundo ganha com isso”, avalia o produtor rural e engenheiro agrônomo Tjiago Gavansky, que faz parte da equipe que desenvolveu o projeto “Sindicato Rural Itinerante”.
Segundo o coordenador do Departamento Sindical do Sistema FAEP/SENAR-PR, João Lázaro Pires, as ações do projeto “Sindicato Rural Itinerante” têm registrado, num primeiro momento, resultados positivos. Inclusive, futuramente, existe a possibilidade de que o projeto seja ampliado para outras regiões do Paraná.
“Um dos objetivos do curso de Liderança Rural é fomentar novas ideias, projetos, propostas para atender nossos produtores rurais e também aproximar esse público dos sindicatos e também do Sistema FAEP/SENAR-PR. O projeto ‘Sindicato Rural Itinerante’, num primeiro momento, tem sido um sucesso. Vamos continuar acompanhando para, quem sabe, também levar para outras regiões do Paraná”, destaca.
beenhere
Curso Liderança Rural
Público-alvo:
produtores rurais
Carga horária:
24 horas
8 horas – Teoria dividida em três encontros (síncrono)
16 horas – Atividades individuais (assíncrono)
Modalidade:
Online / Gratuito
Informações:
(41) 2169-7963