Logo CNA

São Paulo

Projeto de Florestamento do Senar-SP em Itápolis é destaque na TV Tem
BANNER SITE Florestamento Itapolis

Projeto está incentivando produtores rurais da região a preservar as nascentes com reflorestamento

3 de abril 2024

Por: Comunicação do Sistema Faesp/Senar

Fonte: Sistema Faesp/Senar

Em Itápolis, o curso de Florestamento do SENAR-SP, desenvolvido em parceria com o Sindicato Rural do município, ganhou destaque em uma notícia veiculada na TV Tem.

Os produtores rurais da região receberam mais de 1200 mudas de 37 espécies nativas para a recomposição da Área de Proteção Permanente (APP) e recuperação de uma fonte encontrada no sítio do agricultor Clodomar Pavan. Foram produzidas 15 mil árvores durante o Programa que beneficiou 13 agricultores de Itápolis.

A fonte, encontrada pelo próprio Clodomar, estava enfraquecida pela degradação. Ao redor do manancial, não havia nenhuma árvore e tudo o que vinha da lavoura de cana-de-açúcar ficava no caminho da nascente. Foi feita uma barreira para cuidar da mina d’água e o alqueire de terra recebeu as mudas do SENAR-SP.

Era o que a água precisava para brotar com mais força. A recuperação das APPs faz uma proteção para as nascentes, minas e outros rios. Por meio do curso de Florestamento, os agricultores recebem as mudas, todas as orientações e, com a preservação do meio ambiente, a propriedade rural ganha mais água.

A gestão do Programa foi conduzida pelo coordenador de Cursos Ronaldo Bergamaschi, pelo Coordenador do Sindicato Rural Luiz Antônio da Cunha, e pelo presidente, Valdir Butarello.

Matérias Relacionadas