Logo CNA

Santa Catarina

Programa Sorrindo no Campo atende mais de 280 crianças em escola de Itapema
CNA IMAGEM PRINCIPAL

Ação beneficiou 286 crianças do primeiro ao quinto ano

13 de outubro 2022

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: MB COMUNICAÇÃO

Dois dias de muito conhecimento transmitido de forma simples, prática e lúdica. Assim foi o Programa Sorrindo no Campo realizado, neste mês, na escola Municipal EMEB Vereador Paulo Reis, no Bairro Sertão do Trombudo, em Itapema (SC). A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Ilhota.

A ação beneficiou 286 crianças, do primeiro ao quinto ano, que receberam explicações sobre saúde bucal, técnicas de escovação, importância das visitas regulares ao dentista, bem como alimentação saudável x prejudicial. Os alunos também receberam kits de escovação com creme dental, escova e fio dental, revista informativa com conteúdos ilustrativos e joguinhos, além de um diploma para constar que a turma não só participou, mas realmente aprendeu as técnicas de escovação. Após a palestra os alunos tiveram um momento para higiene bucal com os kits e fizeram bochecho com flúor.

As atividades foram conduzidas pela dentista e instrutora do Senar/SC, Juli Grasieli Baleeiro dos Santos, que avalia de forma positiva a iniciativa. “As crianças adoraram a ação e foram muito participativas, fazendo perguntas e demonstrando interesse pelo assunto. Isso confirma que atingimos nosso objetivo de conscientizar sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis para prevenir diversos problemas que afetam a saúde bucal”.

A técnica em formação profissional do Senar/SC, Gisele Kraieski Knabben, explica que o programa contribui significativamente para o estímulo ao cuidado adequado com a saúde bucal. “Ao demonstrarmos a maneira correta de escovar os dentes e reforçarmos a importância dos cuidados diários de higiene, de uma forma interativa, divertida e com informações de fácil compreensão, ajudamos os pais nessa missão tão importante que é conscientizar e cuidar da saúde bucal de seus filhos”.

De acordo com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, o Sorrindo no Campo já beneficiou centenas de crianças em Santa Catarina desde 2014. “Os Sindicatos Rurais são grandes parceiros nessa ação que vem trazendo resultados significativos em todo o Estado. Neste ano ainda temos previsto outras edições do programa e, para 2023, o objetivo é fortalecer a atuação em todo o Estado”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, frisa que cuidar da saúde da população rural deve ser preocupação de todos – do Estado e das entidades de representação e defesa da família e das classes produtoras do campo. “A saúde é o pilar das pessoas e, por isso, vamos seguir investindo em ações que incentivem o autocuidado, a prevenção e a qualidade de vida das mulheres, dos homens e das crianças do meio rural”.

Matérias Relacionadas