Sergipe

Programa Senar 4.0 fomenta a inovação no setor agropecuário
IMG 0246

28 de abril 2022
Por Senar

Lançamento do programa Senar 4.0, troca de experiências e conhecimento compartilhado na segunda edição do Agro Encontro.

Para estimular o desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas ao Agro e consolidar uma rede de jovens, que têm em comum a inovação, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – AR Sergipe lançou o Programa Senar 4.0 – Soluções para o Campo. O programa estimula a criação de novas ideias dos jovens de todo o estado, em busca de soluções para os produtores rurais, por meio de mentorias, capacitações complementares e eventos.

O público prioritário são os alunos e egressos do Senar Jovem e dos Cursos Técnicos ofertados pelo Senar Sergipe, bem como do ensino médio da rede pública. “O Senar cumpre sua missão de oferecer oportunidades aos jovens e com a capacitação facilita o processo de inserção no mercado de trabalho, cada vez mais modernizado”, reforça o presidente do Sistema Faese/Senar, Ivan Sobral. 

IMG 0255

Durante o lançamento no último sábado (23), no Arcus Hotel, em Aracaju, o gerente técnico do Senar Sergipe, Saymo Fontes, explicou todas as etapas do Senar 4.0. “O primeiro passo é ter uma nova ideia que tenha relação com o universo do setor agropecuário. Para facilitar, foram definidos eixos, o aluno escolhe um deles e em seguida inscreve o projeto através do formulário disponível no site, 50 ideias serão selecionadas após avaliação”, explica o gerente técnico.

As etapas do Senar 4.0 já foram divulgadas no edital disponível no site  e os participantes têm até o dia 23 de maio de 2022, para fazer as inscrições dos projetos. O lançamento já foi o primeiro passo com a palestra da pesquisadora da Embrapa Semiárido Dra. Daniela Campeche de Pernambuco. Com o tema “Inovação no Agro: é para mim?”, a pesquisadora falou sobre o ecossistema da inovação e suas experiências. “A inovação no setor agropecuário no Nordeste ainda precisa de muitos incentivos como esse do Senar Sergipe, para fortalecer as cadeias produtivas e torná-las mais tecnológicas e mais sustentáveis ambientalmente, economicamente e socialmente”, explicou.

IMG 0321

Outra experiência também foi compartilhada. Filho de produtor rural, o aluno egresso do Senar Jovem, da turma de Pecuária de Corte, Lucas Fontes é um exemplo de que a missão do Senar vem sendo alcançada, ele conseguiu um emprego na área assim que terminou o ensino profissionalizante e agora está cursando o técnico em Zootecnia. Durante sua participação, ele também revelou que está em processo de criação de uma startup.