Logo CNA

Santa Catarina

Programa Saúde do Homem Rural atende mais de 200 produtores e trabalhadores rurais em Urupema
CNA IMAGEM PRINCIPAL

Ação foi marcada por conhecimento, serviços de saúde e momentos de interação e lazer

9 de novembro 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Uma ação marcada por conhecimento, serviços de saúde e momentos de interação e lazer. Assim foi o Programa Saúde do Homem Rural realizado recentemente em Urupema, na serra catarinense. A iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), contou com a parceria do Sindicato Rural de Urupema, Prefeitura e Sociedade Brasileira de Urologia (SBU Santa Catarina).

O objetivo foi conscientizar os homens rurais sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de enfermidades, como o câncer de próstata, câncer de pênis, doenças sexualmente transmissíveis e sobre a importância do cuidado à saúde do homem.

A supervisora regional do Senar/SC, Stephanye Fanton, salientou que o evento oportunizou atender mais de 200 homens. “Foram realizadas coletas de sangue para exames de PSA e colinisterase e, além dos exames de sangue, também foram feitos exames de toque com os homens que passaram por triagem pela Secretaria de Saúde do município”.

A programação também contou com orientações e palestras sobre saúde com médicos urologistas Paulino Granzotto e Jacson Tirello e profissionais da área, além de explanação sobre segurança no meio rural com a Patrulha Rural da Polícia Militar de Santa Catarina.

A técnica do Senar/SC, responsável pelos Programas de Saúde da Mulher e do Homem Rural, Gisele Knabben, frisou que as ações vêm sendo essenciais para conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. “Os relatos do público atendido nos mostram o quanto o investimento em saúde e qualidade de vida da população do campo tem apresentado resultados positivos”.

O presidente do Sindicato Rural de Urupema, Juvelino Vieira de Sousa, destacou a importância de disseminar informações sobre a prevenção contra o câncer de próstata e de oferecer serviços que auxiliem na prevenção e no diagnóstico precoce de possíveis problemas de saúde. Também agradeceu às parcerias que foram essenciais para o sucesso da ação realizada anualmente no município.

A secretária municipal de saúde Tamiris Muniz de Oliveira frisou que a iniciativa foi de extrema importância para a saúde do homem. “Queremos agradecer a disponibilidade do Senar/SC e da Prefeitura em organizar esse evento para ajudar a quebrar esse tabu, pois o homem geralmente demora para procurar atendimento. Esse evento trouxe o esclarecimento e a importância do diagnóstico precoce. O homem precisa ter consciência de que o quanto antes um possível problema de saúde for descoberto, melhor a resposta ao tratamento e com mais sucesso de cura”.

SAÚDE DO HOMEM RURAL

O Programa Saúde do Homem Rural é uma iniciativa nacional realizada pelo Senar em todas as regiões do país. Em Santa Catarina, somente em 2022, as ações atenderam 2.348 homens e, desde 2010, contabilizam 22.747 homens participantes.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, assinalou a importância da ação ao comentar que a adoção de hábitos saudáveis contribui para reduzir as chances de desenvolvimento de vários problemas de saúde, dentre eles, o câncer – considerado um dos mais graves e que preocupa pela alta incidência. Ele complementa que o cuidado à saúde do público do campo está entre as prioridades do Sistema Faesc/Senar-SC.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, destacou que as populações rurais têm acesso limitado aos serviços de saúde, o que pode aumentar a incidência de doenças e óbitos que poderiam ser evitadas. “O programa contribui para facilitar o acesso a esses serviços, oferecendo consultas, exames e orientações gratuitas”.

PROGRAMAÇÃO SAÚDE DO HOMEM RURAL EM SC

14/11

SAÚDE DO HOMEM RURAL

Local: Salão da igreja de Rio Pequeno em Grão-Pará

Supervisora regional do Senar/SC: Sueli Silveira Rosa

Parceria: Sindicato Rural de Braço do Norte

DIA 17/11

SAÚDE DO HOMEM RURAL

Local: CAESC, em Pouso Redondo

Horário: 6h30 horas

Supervisor regional do Senar/SC: Ricardo Costa

Parceria: Sindicato Rural de Pouso Redondo

22/11

SAÚDE DO HOMEM RURAL

Local: Água Doce (espaço e horário a confirmar)

Supervisor regional do Senar/SC: Jeam Carlo Palavro

Parceria: Sindicato Rural de Água Doce

22/11

SAÚDE DO HOMEM RURAL

Local: Centro Comunitário, sede em Major Vieira

Horário: 7h30 as 13h

Supervisora regional do Senar/SC: Carine Weiss

Parceria: Sindicato Rural de Major Vieira

23/11

SAÚDE DO HOMEM RURAL

Local: Parque de Exposições de Alfredo Wagner

Horário: 8 horas

Supervisora regional do Senar/SC: Stephanye Fanton

Sindicato Rural de Alfredo Wagner

23/11

SAÚDE DO HOMEM RURAL

Local: Salão da Paróquia São João Batista, em Imaruí

Horário: Das 7h às 14 horas

Supervisora regional do Senar/SC: Sueli Silveira Rosa

Parceria: Sindicato Rural de Imaruí

24/11

SAÚDE DO HOMEM RURAL

Local: Santa Rosa de Lima (Espaço e horário a confirmar)

Supervisora regional do Senar/SC: Sueli Silveira Rosa

Sindicato Rural de Rio Fortuna

24/11

SAÚDE DO HOMEM RURAL

Local: Vargem Bonita (Espaço e horário a confirmar)

Supervisor regional do Senar/SC: Jeam Carlo Palavro

Sindicato Rural de Catanduvas

30/11

SAÚDE DO HOMEM RURAL

Local: Arroio do Silva (Espaço e horário a confirmar)

Supervisora regional do Senar/SC: Sueli Silveira Rosa

Sindicato Rural de Araranguá

Matérias Relacionadas