Logo CNA

Tocantins

Programa Mulheres em Campo capacita produtoras no Tocantins
Whats App Image 2023 09 29 at 15 30 55

Mais de 60 mulheres foram capacitadas por meio do Programa Mulheres em Campo no 1º semestre de 2023

2 de outubro 2023

Por: Assessoria de Comunicação - Sistema FAET/Senar

No 1° semestre de 2023, mais de 60 mulheres foram capacitadas por meio do Programa Mulheres em Campo no estado. Esta iniciativa investe no empreendedorismo feminino, abordando temáticas da administração de empresas e atividades rurais. O público-alvo são produtoras rurais com escolaridade mínima de 5° ano. Durante os encontros, as alunas participam de dinâmicas, discussões e atividades em grupo. Também realizam estudos de caso e outras formas de exposição, com intuito de tornar a experiência mais proveitosa.

Whats App Image 2023 09 29 at 15 30 57

EXPERIÊNCIAS

No município de Sampaio, 14 mulheres participaram do treinamento solicitado pelo Sindicato Rural de Augustinópolis. Irismar Neves, uma das alunas, expressou a importância da iniciativa. "Falar do programa é falar do aprendizado que levaremos para a vida inteira, não apenas eu, mas todas as minhas colegas; nos deu mais ânimo para continuar nosso trabalho", disse.

Whats App Image 2023 09 29 at 15 17 26

(Turma do "Mulheres em Campo" do município de Sampaio)

Luana Pereira, pequena empreendedora, elogiou os tópicos abordados no curso, especialmente o planejamento, investimento e organização de uma empresa.

Já em Porto Nacional, a Comunidade do Barreiro, localizada a 45 km do município, também recebeu a capacitação e contou com uma turma de doze participantes.

Eva Alves destacou o aprimoramento das habilidades de gerenciamento e a oportunidade de ter comercializado os produtos na feira. "Eu fabriquei paçoca de gergelim caseira, rapadura e farinha de mandioca e vendi tudo; agora pretendo plantar gergelim e continuar a produção", declarou a aluna.

"A parte que mais me chamou atenção no curso foi a visão que precisamos ter frente a uma propriedade rural. Hoje, com o olhar de empreendedora, valorizamos mais tudo o que temos aqui" ressaltou Elza Silva, outra participante.

Whats App Image 2023 09 29 at 15 30 56

(Turma do município de Porto Nacional)

Raiane Carvalho, a instrutora que ministrou o curso, elogiou o desempenho das alunas, observando que já possuíam conhecimento prático em plantio e produção. “O curso complementou com informações essenciais, como a precificação adequada, visando a obtenção de lucros reais”, finalizou a instrutora.

Whats App Image 2023 09 29 at 15 17 27

Para mais informações, acesse: SISTEMA FAET/SENAR

FAET SENAR Sindicatos

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas