ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Minas Gerais

Programa GQC revoluciona fazenda leiteira em Piedade do Rio Grande (MG)

15 de julho 2020
Por Senar

O médico veterinário e produtor rural de Piedade do Rio Grande, no Campo das Vertentes, Marcos Helvécio Monteiro Júnior, é taxativo: “O GQC me auxiliou a enxergar as riquezas que a propriedade tem, mas não conseguíamos ver. Passamos a planejar melhor os rumos necessários para o aumento da produção aliando à alta do lucro”. Ele participou do Programa Gestão com Qualidade em Campo (GQC) entre junho e setembro do ano passado e os resultados na Fazenda Taboão são evidentes.

Após a construção de uma pista de trato para 70 vacas em lactação, a produção leiteira cresceu. “Em três dias de uso da pista de trato, registramos aumento de 1,5 litros por vaca. Em abril, a média de produção diária por vaca era de 16,5 litros. Atualmente, é de 19,4 litros. Nossa produção diária total passou de 1.100 litros para 1.450 litros”, relata o produtor. Também foi construído o espaço para o pré-parto.

“Na área administrativa, passamos fazer anotação de gastos e, principalmente, planejar. Comecei a planejar o que precisa ser feito daqui a um tempo, como necessidade de silagem, quantas vacas vou ter em lactação daqui a três meses, por exemplo. Além disso, temos cuidado para ter animais mais saudáveis, a fim de que consigamos agregar no momento da venda”, explica o produtor.