Logo CNA

São Paulo

Programa de Viola Caipira muda vida de moradores do campo no Vale do Paraíba
BANNER1

Realizado pelo Senar-SP, em parceria com os sindicatos reurais, as aulas levam conhecimento e resgatam tradições culturais

27 de julho 2023

Por: SENAR-SP

Fonte: Comunicação do Sistema FAESP/SENAR-SP

Há dois anos, o curso de Viola Caipira passou a ser um programa na grade de atividades oferecidas pelo Sistema Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo (SENAR-SP), em parceria com os Sindicatos Rurais. Entre uma nota e outra, os alunos aprendem melodias que adentram casas e fortalecem a autoestima. Assim foi com José Carlos de Oliveira, morador da área rural do município de Redenção da Serra, no Vale do Paraíba. Ele concluiu sua participação no programa recentemente, realizado por meio do Sindicato Rural de Taubaté.

 Sem nunca ter tocado um instrumento o produtor, que se dedica à agricultura familiar, toca diversas músicas, tendo inclusive participado de um concerto com outros violonistas durante o evento que marcou o encerramento das aulas. "Mesmo morando na roça, eu fiz questão de não perder nenhuma aula. Tivemos materiais e um instrutor muito paciente e comprometido que passou muitas informações sobre a viola caipira, o que contribuiu demais para o aprendizado. Os meses de curso mudaram minha vida e me ajudaram a conseguir tocar o instrumento que era um sonho antigo", destacou Oliveira.

 Com aulas gratuitas realizadas duas vezes na semana, durante cinco meses, o curso contou com uma cartilha muito importante para o aprendizado dos alunos, uma vez que permite acompanhar o conteúdo ministrado nas aulas e estudar em casa. O conteúdo foi produzido pela Promoção Social do SENAR-SP e contempla informações técnicas, com linguagem clara e objetiva.

 Para Benedito Altemar de Faria, instrutor do Programa de Viola no Vale do Paraíba, além de ensinar o instrumento, as aulas também são uma oportunidade de integração social e resgate da cultura caipira.

 "Desde o ano passado, quando o SENAR-SP iniciou com o Programa aqui na nossa região, tivemos uma procura grande por parte de moradores do campo que tinham interesse em aprender a tocar viola. E como o instrumento relembra toda cultura caipira, a vida na roça e os laços familiares, além de aprender a tocar, os alunos tiveram um ganho social muito grande, realizando interação com outras pessoas de forma muito positiva na sociedade”, destacou Altemar.

 No Vale do Paraíba, no primeiro semestre de 2023, foram desenvolvidos Programas de viola caipira em Redenção da Serra e São Bento do Sapucaí. Os dois Programas contaram com 30 participantes que realizaram uma apresentação de encerramento das aulas, durante a Festa Nhô Bento, em São Bento do Sapucaí, no início de julho (ver fotos na Galeria ao final da matéria). Considerando 2022 e 2023, foram implementados 125 Programas, que representa a participação de 1.875 pessoas em todo Estado de São Paulo.

 Um ponto em comum entre os participantes é o desejo de realizar o sonho de aprender a tocar um instrumento. E aquela história de que música só se aprende quando se é criança, ou que é um dom, cai por terra. O Programa de Viola Caipira do SENAR-SP tem a duração de 5 meses. São ministradas duas aulas por semana, com a carga horária de 3:00 horas, que totaliza 8 aulas mensais. O objetivo é a aquisição do conhecimento técnico, teórico e prático para tocar o instrumento viola caipira. Para participar, os alunos precisam ser alfabetizados, possuir o instrumento e ter idade mínima de 12 anos.

Os interessados devem procurar os Sindicatos Rurais para mais informações, lembrando que já podem se inscrever para o ano de 2024, uma vez que as inscrições já foram encerradas. A agenda de cursos pode ser conferida acessando https://faespsenar.com.br/cursos/ - sendo possível localizar por município.

Outras informações acesse o Portal FAESP/SENAR-SP

Matérias Relacionadas