Logo CNA

Minas Gerais

Assistência Técnica e Gerencial ensina produtoras de aves a lucrar com ração alternativa

3 de novembro 2020

Por: SENAR MINAS

Ivanir Gomes Mendes e Edinalda Gomes da Silva, mãe e filha produtoras rurais na Fazenda Aguada Nova, na zona rural de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, estão satisfeitas com os resultados alcançados com a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Avicultura do Sistema Faemg/Senar/Inaes, promovido em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais da cidade.

“Aprendemos muito sobre avicultura, principalmente sobre o preparo da ração alternativa. Ao produzir nossa própria ração, conseguimos reduzir bastante nossos gastos com a alimentação das aves”, afirmou Edinalda, que não economizou elogios à ATeG e ao técnico de campo Luciano Barbosa dos Santos.

Programa ATeG ensina produtoras de aves a lucrar com ração alternativa - SENAR MINAS

Ivanir Gomes Mendes e Edinalda Gomes da Silva

Segundo Luciano, a ração alternativa proporcionou uma economia de aproximadamente 50% para as produtoras. “A maioria dos insumos, como raízes e tubérculos utilizados no preparo da ração, são cultivados na própria fazenda”, explicou.

O técnico acrescenta que mãe e filha vão lucrar ainda mais na alimentação das aves. “No planejamento de atividades futuras, colocamos a extensão do plantio de mandioca e da palma forrageira, alimentos nutritivos que fortalecerão ainda mais a ração”.

“A ração alternativa é uma opção mais econômica para o produtor rural, mesmo para aqueles que precisam comprar os subprodutos”, finalizou.

Matérias Relacionadas