Logo CNA

Mato Grosso

Profissionais de Equoterapia concluem capacitação em Cuiabá
11 17 nov capacitacao de parceiros equoterapia na acrimat cba 23

Terminou na sexta-feira (18) o curso básico para capacitar profissionais parceiros que atuam no Programa pelo Senar-MT

21 de novembro 2022

Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Encerrou nesta sexta-feira (18.11), o 3º Curso Básico de Equoterapia para profissionais parceiros do Programa ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). O treinamento, com carga horária de 40 horas, aconteceu nas instalações do Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro, em Cuiabá. Ele foi ministrado pela Associação Nacional de Equoterapia (Ande) e teve parceria do Sindicato Rural de Cuiabá, Sociedade Hípica Cuiabana e Polícia Militar do Estado de Mato Grosso.

Ao todo, se reuniram 33 profissionais de centros de equoterapia parceiros da instituição e sete analistas de regionais que supervisionam o programa no interior do estado. O objetivo foi aprimorar as técnicas para melhor atender os praticantes e ampliar o conhecimento da área para melhor supervisionar o trabalho desenvolvido.

No Senar-MT, o programa de Equoterapia tem como objetivo apoiar financeiramente instituições consolidadas que executam atendimentos gratuitos para a população carente. O Senar-MT contribui conforme análise da execução mensal do programa. Além disso, fornece um kit de equoterapia para novos parceiros composto de seis mantas, três selas australiana, seis capacetes hípicos e a capacitação para os parceiros.

A equoterapia é indicada para pessoas com disfunção motora, cognitiva, sensorial e /ou psicológica, não como terapia substitutiva, mas sim como um recurso que tem o objetivo de potencializar o processo de reabilitação e habilitação. Em 2021, o Senar-MT e parceiros realizaram 13.740 mil atendimentos, beneficiando 647 praticantes em todo o estado.

Selo

Matérias Relacionadas