ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Santa Catarina

Produtores podem pagar a Contribuição Sindical Rural até este domingo, dia 22
SITE VEJA TAMANHO 12

Para fazer o pagamento da contribuição, o produtor rural recebe da CNA uma guia bancária, já preenchida, com o valor da CSR

18 de maio 2022
Por CNA

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta os produtores rurais que o prazo para pagamento da Contribuição Sindical Rural encerra neste domingo, dia 22 de maio. O presidente José Zeferino Pedrozo destaca que a contribuição é facultativa, no entanto, reforça a importância do produtor rural, tanto pessoa física quanto jurídica, fazer o pagamento desse importante imposto sindical.  

O dirigente argumenta que em nações evoluídas essa contribuição também é facultativa e, no entanto, é paga pela totalidade das categorias profissionais (trabalhadores) e econômicas (empresários). “Isso acontece porque desejam sindicatos fortes, estruturados e preparados para a legítima defesa dos interesses classistas em uma sociedade livre, pluralista, liberal e fundada no Estado de Direito”.

Segundo Pedrozo, no caso do Sistema Sindicatos Rurais/Faesc/CNA, que tem como entidade de cúpula a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, os recursos advindos da Contribuição Sindical permitem manter uma variada gama de serviços e atividades em favor dos produtores rurais e do setor primário da economia. “Dentre essas inúmeras atividades uma das mais importantes é a defesa técnica, política e institucional da agricultura, pois esse é um setor sensível a muitas ameaças e, ao mesmo tempo, profundamente essencial ao País. Variáveis imprevisíveis como clima, mercado, sanidade, geopolítica internacional, entre outros fatores, podem afetar o setor, exigindo ações e medidas em sua defesa, nas esferas públicas e privadas”, destaca ao reforçar que a contribuição é fundamental para manter recursos para aplicação na prestação de serviços que visam fortalecer o segmento.

Para fazer o pagamento da contribuição, o produtor rural recebe da CNA uma guia bancária, já preenchida, com o valor da CSR. Caso não receber, a segunda via do boleto também pode ser emitida na Faesc pelo telefone (48) 3331-9700.