ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Mato Grosso

Produção lucrativa de bezerros é tema do quarto módulo do MTBeef
21052021102035

Dentre os assuntos abordados neste módulo está o manejo reprodutivo de novilhas

25 de maio 2021
Por Senar

Nesta sexta-feira e sábado (21 e 22.05), ocorre o quarto módulo do MTBeef 2021. Com o tema Produção Lucrativa de Bezerros, o módulo aborda assuntos como o manejo reprodutivo de novilhas, o avanço do uso de biotécnicas reprodutivas e manejo nutricional de bezerros de corte. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) é parceiro do MTBeef 2021.

Realizado pela empresa de consultoria de pecuária de corte, Gesta'Up, o evento tem como objetivo reunir e preparar produtores e gestores com competência para gerenciar grandes projetos de pecuária de corte com foco na máxima rentabilidade.

A quarta edição do MTBeef conta com um curso intensivo de duração de nove meses (fevereiro a outubro), dividido em nove módulos, com encontros presenciais e online mensais. Os temas abordados envolvem melhoramento genético e reprodução, confinamento, pastagens, economia pecuária, sanidade animal, gestão de pessoas, entre outros.

Para o idealizador do evento e gestor da Gesta'Up, Welton Cabral, o projeto principal dentro do MTBeef é somar forças em prol de uma pecuária mais produtiva e rentável. "O principal nós já temos, que é um país grande, com condições climáticas propícias para a produção de carne. O que queremos agora é unir esses profissionais competentes e preparar a mão de obra no campo para realizar um grande projeto de pecuária por meio do MTBeef".

Segundo o Superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, popularmente conhecido como Chico da Paulicéia, o evento é muito importante e a parceria se faz necessária para o cenário pecuário do país. "Faz parte da missão do Senar-MT promover produtos educacionais que levem o desenvolvimento ao produtor e colaborador rural e nada mais natural que estarmos junto com o MTBeef em 2021".

Além da parceria, o Senar-MT disponibiliza em seu portfólio, de forma gratuita, cerca de dez treinamentos voltados à pecuária de corte. Entre eles estão: inseminação artificial, vacinação contra brucelose, manejo de gado de corte, agente sanitário em saúde animal, entre outros.

Em sua participação no segundo módulo do MTBeef, que abordou o tema "Forças, fraquezas, oportunidades e ameaças na pecuária de corte", o diretor de operações do Senar-MT, Carlos Augusto Zanatta, falou sobre a importância das capacitações para o mercado. "A gente trabalha com o foco no atendimento ao produtor rural, para que ele tenha um bom desempenho em sua atividade, para que chegue ao mercado um produto de alta qualidade".

O terceiro módulo também contou com a participação do Senar-MT, com tema "Gestão de pessoas e processos na pecuária", o Gerente de Recursos Humanos da instituição, Reidene de Oliveira, falou um pouco da importância da gestão em um cenário de constantes transformações.