Logo CNA

Mato Grosso

Produção de leite aumenta mais de 400% após ATeG
01 19 jan caso de sucesso produtor douglas tecnico alessandro 2

Produtor rural em São José dos Quatro Marcos, Douglas Oliveira, aumentou a produtividade na pecuária de leite após a assistência da ATeG do Senar-MT

19 de abril 2023

Por: Comunicação/Senar-MT

Fonte: Comunicação/Senar-MT

O Sítio Primavera do produtor Douglas Oliveira, de São José dos Quatro Marcos, está entre as mais de cinco mil propriedades rurais atendidas pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). Os bons resultados foram constatados já no primeiro ano de atendimento com aumento da produção de leite em 439%.

“O programa ajudou com a alimentação das vacas e com o planejamento que antes nem tinha. A partir do que o técnico orienta, a gente vai aprendendo, pesquisando e participando de cursos para desenvolver ainda mais”, destacou Douglas.

O produtor concluiu uma faculdade de Direito na cidade e retornou às suas origens no campo. Com dois anos trabalhando como produtor rural e tentando melhorar a produtividade, Douglas aderiu à ATeG por orientação dos vizinhos. “Na época, a produção era bem baixa. Havia 18 vacas em lactação, a produção média por animal/ dia era 5,41 litros, o que totalizava uma produção de 97,33 litros/dia e 2.920 litros/mês”.

Em setembro do ano seguinte, a realidade era outra. Os 2.920 litros/mês passaram a 12.700 litros mensais, um aumento de 439% comparado aos 18 meses anteriores. A produção média por animal passou de 5,41 litros/dia para 17,64 litros/dia, com aumento de seis vacas em lactação, totalizando em 24 o número de animais.

Os resultados foram alcançados a partir de um diagnóstico inicial levantado pela ATeG que identificou a ausência de controle produtivo, reprodutivo, econômico e planejamento, que impediam uma boa produtividade. As primeiras recomendações do zootecnista e técnico de campo credenciado ao Senar-MT, Alessandro Nogueira, foram voltadas à nutrição animal, como planejamento forrageiro, reforma e adubação de seis hectares de pastagens, piqueteamento de pastagens e produção de três hectares de volumoso para o período da seca.

“O produtor também foi orientado quanto a melhorias na sanidade animal como controle de mastite e higienização da ordenha. Com isso, ele começou a mensurar individualmente cada animal, verificando custos com concentrado, mineral e silagem”, explicou Alessandro.

Benefícios ambientais também foram constatados. Foi construída uma fossa séptica para destinação dos dejetos dos animais que contribuiu para a conservação do meio ambiente na propriedade. Com a ajuda da esposa, o produtor melhorou a gestão por meio do Caderno do Produtor, ferramenta que o auxiliou a mensurar custos e analisar o desenvolvimento da propriedade.

A melhoria na produção refletiu no aumento da renda bruta da atividade leiteira, um aumento superior a 800% na renda da família. A conquista possibilitou a contratação de mão de obra para auxiliar no trabalho da propriedade. “É a nossa fonte de renda e o auxílio da assistência técnica nos ajudou muito a crescermos na atividade”.

Assistência Técnica e Gerencial – A ATeG do Senar Mato Grosso completa sete anos de atuação na cadeia produtiva de pecuária de leite, a primeira a ser implantada no estado. O movimento que iniciou no município de Pontes e Lacerda, se estendeu para 67 cidades, com envolvimento de 42 Sindicatos Rurais e atualmente conta com 1.678 propriedades rurais atendidas somente nesta cadeia produtiva.

Selo

Matérias Relacionadas