ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Tocantins

Produção de leite aumenta após Assistência Técnica do Senar
Augustinopolis produtor aumenta producao de leite apos assistencia tecnica do senar

Já no primeiro ano de atendimento o aumento da produção de leite saltou de 300 litros para 1.420 litros/mês

23 de outubro 2023

Por: Assessoria de Comunicação - Sistema FAET/Senar

A chácara Esperança do produtor Antônio Apolônio, de Augustinópolis, está entre as mais de cinco mil propriedades rurais atendidas pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins. Os bons resultados foram constatados já no primeiro ano de atendimento com aumento da produção de leite de 300 litros para 1.420 litros/mês.

“O programa ajudou com os pastos que eram fracos, com a alimentação das vacas e com o planejamento que antes nem tinha. A partir do que o técnico orienta, a gente vai aprendendo, pesquisando, participando de cursos e desenvolvendo cada vez mais”, destacou Apolônio.

O produtor que já trabalhava com a bovinocultura de leite há um tempo, conta que estava desanimado com os números e deu ao Senar uma “última chance” para continuar. Para mudar os resultados, a técnica de campo do Senar, Denise Silva, realizou o diagnóstico inicial, que identificou a ausência de controle produtivo, reprodutivo, econômico e planejamento, que impediam uma boa produtividade.

Segundo a técnica, eles levantaram os fluxos de caixa, instalaram fichas individuais dos animais, realizaram controle leiteiro e controle de reprodução dos animais. “Isso tudo serviu como base para fazer a seleção genética, descartando assim os animais com baixa produção e priorizando animais que davam resultado. Instalamos também o rotacionado, que era algo que o produtor tinha tentando outras vezes e não tinha dado certo”, explicou.

Seis meses depois das adequações realizadas pela assistência do Senar, a realidade era outra. “A produção média por animal de 3 litros/dia passou para 8 litros/dia, mudou da água para o vinho e agora voltei a ter gosto pela atividade”, afirmou Apolônio.

Matérias Relacionadas