Logo CNA

Acre

Primeira edição da Xapuri Rural Show consolida parcerias de sucesso para o agronegócio acreano
Xapurirs11a

Equipe realizadora do evento na abertura da Xapuri Rural Show. Foto: ASCOM

30 de junho 2022

Inovando as ações voltadas para o agronegócio local, além de reforçar as parcerias de sucesso para o desenvolvimento do Estado, foi realizada durante os dias 24, 25 e 26 deste mês a primeira edição da Xapuri Rural Show, feira idealizada por Maria Audilena Novais (presidente do Sindicato Rural de Xapuri) com apoio de instituições e empresários que buscaram lançar a iniciativa no município.

xapurirs12

Evento contou com uma série de atrações para a população do município e convidados. Foto: ASCOM

Durante os três dias de evento, realizado no polo Moveleiro da cidade, foi realizada uma programação que incluiu reuniões de negócios, ciclismo, motocross, shows ao vivo, rodeio, e o concurso da Rainha do Rodeio da feira, além de exposição de gado e touros à venda. Expositores da agropecuária participaram com espaços que atendiam do pequeno ao grande produtor, além de empreendedores da Economia Solidária.

xapurirs13

(à dir.) Maria Audilena, presidente do Sindicato Rural de Xapuri, acompanhada do marido Carlos. Foto: ASCOM

“São mais de 40 expositores comerciais, sendo dois de fora do Estado (SC e RO), com expectativa de público superando 10 mil pessoas. Queremos que todos tenham a oportunidade de realizar negócios proveitosos e que incentivem o crescimento profissional, além de se divertir com as atrações que preparamos para todos com muito carinho”, disse Audilena.

xapurirs14

Primeira edição do evento servirá de inspiração para realização de outras feiras no Estado. Foto: ASCOM

A expectativa é que a Xapuri Rural Show sirva de exemplo para os outros Sindicatos Rurais, incentivando e promovendo a realização de eventos similares nos outros municípios. Entre os parceiros do evento, está o Sistema FAEAC/SENAR – AC, SEBRAE, Sicredi, prefeituras de Xapuri e Epitaciolândia, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Federacre, Fieac, e Governo do Estado do Acre.

xapurirs15

Mais de 40 expositores marcaram presença no evento. Foto: ASCOM

“Este foi um sonho de muitas pessoas que acreditaram no nosso trabalho, na nossa história de vida. Acreditamos que esta data será especial e precursora. Daqui pra frente, nos aprimoraremos para dar o melhor ao povo xapuriense”, destacou Audilena.

PARTICIPAÇÃO DO SISTEMA FAEAC/SENAR – AC

A Federação da Agricultura e Pecuária do Acre (FAEAC) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR – AC), além de parceiros na organização e realização do evento, estiveram presentes na feira para distribuição de cartilhas informativas e visitas dos produtores rurais ao stand institucional, onde recebiam informações sobre as frentes de trabalho do Sistema, da Formação Profissional Rural à Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

xapurirs16

Mauro Marcello, superintendente do SENAR - AC. Foto: ASCOM

“Esta com certeza será a primeira de muitas. Agradecemos muito à presença de todos, principalmente dos presidentes dos Sindicatos. Onde há produtores rurais, o SENAR também deve estar presente. Esta feira foi um mostruário de tudo que é possível desenvolver não só em Xapuri, mas em todos os outros municípios acreanos.” – Mauro Marcello Gomes de Oliveira, superintendente do SENAR – Acre

xapurirs17

Presidentes de sindicatos rurais participaram de reunião no dia 25/06. Foto: ASCOM

No sábado (25/06), foi promovida no stand do Sistema FAEAC/SENAR um encontro voltado para os presidentes de Sindicatos Rurais, onde foram apresentadas as conquistas do sistema e o crescimento das ações após o período mais crítico da pandemia de coronavírus.

xapurirs18

Assuero Veronez, presidente da FAEAC. Foto: ASCOM

“Xapuri talvez tenha ficado um pouco escondida da importância da produção rural, mas isso muda com este evento, com toda certeza. Daqui pra frente, podem aguardar uma mudança expressiva na realidade comercial do município. O avanço na organização sindical é imprescindível para o desenvolvimento do agro, e juntos vamos avançar cada vez mais. A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre estará de portas abertas para apoiar em futuras edições, e também nas feiras que com certeza virão nos outros municípios.” – Assuero Veronez, presidente da FAEAC

Também estiveram presentes na abertura do evento as seguintes autoridades:

xapurirs19

Francisco Ubiracy, prefeito de Xapuri. Foto: ASCOM

“Algo deste tamanho não se faz só. Gerir uma cidade também não se faz sozinho. O setor público e a política precisam de cada cidadão que quer o crescimento desta cidade, e Xapuri é um mosaico de várias atividades econômicas diversificadas que constituem o funcionamento da cidade.” – Francisco Ubiracy, prefeito de Xapuri

xapurirs110

Francinei dos Santos, diretor administrativo e financeiro do SEBRAE – AC

“É importante destacarmos a importância da iniciativa privada para o agronegócio e a indústria, e esta feira é a prova dessa força. As portas e o apoio do Sebrae estão sempre abertos para desenvolver esse Estado maravilhoso e dar um novo rumo ao Acre.” – Francinei dos Santos, diretor administrativo e financeiro do SEBRAE – AC, representando no ato a instituição

xapurirs111

Assurbanipal Mesquita (Seict) e Edivan Azevedo (Sepa). Foto: ASCOM

“Estar aqui neste momento é uma satisfação, principalmente para celebrar o sucesso do programa Protagonismo Rural. Este evento vai gerar negócios e movimentar a economia de Xapuri. Através da união de muitos parceiros foi possível a concretização desse sonho.” - Assurbanipal Mesquita, titulas da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict)

“O governo tem orgulho da produção de Xapuri. Queremos ver uma iniciativa privada forte no Estado, e para isso acontecer são necessárias ações como a Xapuri Rural Show. Sucesso a todos e que venham muitas edições.” – Edivan Azevedo, titular da Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa), representando o gov. Gladson Cameli

“Assim como nós, a Federação está unida. A necessidade do empresário também precisa ser levada em conta para o movimento econômico, e esperamos que através desta parceria, todos possam construir pontes de sucesso e mútuo benefício.” – João Paulo, presidente interino da Federação das Indústrias do Acre (FIEAC)

Matérias Relacionadas