Logo CNA

Mato Grosso

Presidentes de Sindicatos Rurais participam da primeira edição do PDS 2023
02 09 fev programa de desenvolvimento sindical 101 scaled

Encontro teve apresentação dos resultados de 2022 e das expectativas para 2023

13 de fevereiro 2023

Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Apresentação dos resultados de 2022 e as expectativas para 2023. Estes foram dois dos principais assuntos do primeiro encontro, deste ano, do Programa de Desenvolvimento Sindical (PDS). Mais que números, os presidentes dos Sindicatos Rurais de Mato Grosso tiveram a oportunidade de compartilhar experiências e discutir ações para os próximos meses. Participaram também da posse dos novos conselheiros dos Conselhos Administrativo e Fiscal do Senar-MT.

Para seguir em frente e melhorar a qualidade dos serviços é sempre bom dar uma olhadinha nos números do ano passado. Em 2022, o Senar-MT realizou mais de 11 mil ações educacionais. Para 2023 já estão planejadas cerca de 9 mil.

Em 2022 foram mais de 130 mil pessoas atendidas

Na Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), o número de propriedades atendidas chegou a cinco mil. Elas estão espalhadas em 109 municípios mato-grossenses. Ao todo já são 70 sindicatos rurais atendidos e 15 cadeias produtivas.

Para 2023, a equipe da assistência vai investir na ATeG + Genética. Estão previstas 885 propriedades para ingressar neste grupo. Destes, 372 já estão em execução e 123 começaram a ser atendidas em janeiro. Estão planejados 10 mil protocolos.

A ideia com a + Genética é melhorar a qualidade dos bovinos do pequeno produtor

A novidade de 2022, no Senar-MT é a Educação Formal que tem dois produtos. Um, é a formação técnica de nível médio – sistema presencial – escola agrícola e o sistema híbrido que são os polos da rede E-tec. E o segundo é o ensino superior – graduação e pós-graduação ofertado a distância nos polos da Faculdade CNA.

Para 2023 estão previstos a conclusão do plano de trabalho de transição (julho/23) e a assinatura do termo de cooperação técnica financeira. A equipe também trabalhará nas novas matrizes curriculares 100% Senar-MT (100% técnico em agropecuária e outros).

Também estão previstas reformas e adequações nos setores de práticas dos alunos dos cursos zootécnica e Agrícola e padronização da marca Senar na Escola. Para este ano ainda tem a aquisição de máquinas e equipamentos para a operacionalização dos setores.

No final de 2023 mais 59 jovens estejam prontos para ingressar no mercado de trabalho

POSSE DOS CONSELHEIROS – Já empossados, a gestão destes novos conselheiros acontece entre janeiro de 2023 e dezembro de 2025. O Conselho administrativo é composto por 10 membros. Destes, cinco são titulares e cinco suplentes.

Presidido pelo presidente da Famato, Vilmondes Tomain, o grupo tem representantes do Senar-Central, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Mato Grosso (Fetagri) e dos produtores rurais.

Já o conselho Fiscal é composto por seis pessoas. Destas, três são titulares e as outras três suplentes. Este grupo também é composto de representantes do Senar-Central, Fetagri e produtores rurais.

Conselheiros dos Conselhos Fiscal e Administrativo do Senar-MT

Selo

Matérias Relacionadas