ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Mato Grosso

Presidentes de Sindicatos Rurais comemoram expansão da assistência técnica
26072021104137

Na região estão sendo atendidos 45 produtores rurais na cadeia de gado de leite e outros 20 produtores em olericultura.

26 de julho 2021
Por Senar

Os presidentes dos Sindicatos Rurais de São José dos Quatro Marcos e Araputanga estão satisfeitos com a chegada da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em seus respectivos municípios. O atendimento ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) já atende duas cadeias produtivas na região.

De acordo com a presidente do Sindicato Rural de Araputanga, Maria das Dores de Souza, mais conhecida como Dorinha, já são atendidos produtores rurais da cadeia produtiva de bovinocultura do leite e estão surgindo mais produtores interessados. "Eles estão bem animados com essa nova oferta e já temos produtores que ainda pretendem iniciar os atendimentos".

Segundo o presidente do Sindicato Rural de São José dos Quatro Marcos, Alessandro Casado, na região estão sendo atendidos 45 produtores rurais na cadeia de gado de leite e outros 20 produtores em olericultura. A previsão é que outros 10 produtores sejam atendidos em gado de corte. "Já estamos com atendimentos em Quatro Marcos e Porto Esperidião. Vemos a satisfação no olhar do produtor rural, porque a maior deficiência era a assistência técnica e hoje ele tem esse suporte para produzir o alimento para a população", destaca.

Cursos –  Além da assistência técnica, os produtores também podem se capacitar pelos treinamentos ofertado pela parceria entre Senar-MT e Sindicato Rural. Até dezembro de 2021, estão previstos cerca de 100 cursos nos oito municípios atendidos por estes Sindicatos.

Segundo Dorinha, a demanda dos treinamentos depende das características de cada comunidade. "Algumas solicitam cursos mais relacionados à alimentação, enquanto outras demandam bastante o treinamento de doma e rédea de equinos que auxilia na lida com os animais e o Sindicato visa atender todos".

Os Sindicatos Rurais já estão se programando para os treinamentos de 2022 e encerra neste mês de julho, o levantamento das demandas do Plano Anual de Trabalho. Os produtores rurais que quiserem capacitação no próximo ano, podem entrar em contato com o seu sindicato e solicitar a capacitação.