Logo CNA

Presidente da CNA recebe embaixador do México no Brasil
X5l0397 0 26289300 1515008849

Encontro aconteceu na sede do Sistema CNA/SENAR em Brasília e tratou da aproximação entre os dois países por meio do setor agropecuário

5 de outubro 2017
Por Senar

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, recebeu nesta quarta-feira (04), na sede do Sistema CNA/SENAR, o embaixador do México no Brasil, Salvador Arriola.

A visita foi mais uma etapa da aproximação promovida pela CNA entre os dois países. Em setembro, o Vice-Presidente Executivo da CNA, Roberto Simões, e a Superintendente de Relações Internacionais, Lígia Dutra, visitaram o México para uma série de reuniões com foco na ampliação do Acordo de Complementação Econômica entre Brasil e México.

Durante a visita desta quarta-feira, o embaixador demonstrou interesse em assinar um acordo de cooperação com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) para levar a expertise da entidade aos produtores mexicanos.

“Queremos conhecer profundamente o funcionamento do SENAR porque os produtores mexicanos precisam de um trabalho como o que vocês fazem. Precisamos desse modelo do SENAR que é tão efetivo em transformar pesquisa em conhecimento para o produtor rural,” afirmou Arriola.

O presidente da CNA, João Martins, destacou a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do SENAR como uma oportunidade de mostrar esse trabalho aos produtores mexicanos.

“A assistência técnica é muito importante para o produtor rural e sem ela as coisas não andam. Recentemente assinamos um Termo de Cooperação com a ABC (Associação Brasileira de Cooperação) para levar a ATeG para a África e podemos fazer o mesmo com o México. Vai ser uma troca importante porque vocês têm muito conhecimento na produção de palma para alimentação humana, por exemplo, que aqui produzimos apenas para alimentação animal.”

A ideia é que o convênio proposto seja assinado em novembro durante a visita do ministro das Relações Exteriores mexicano ao Brasil. O embaixador Salvador Arriola frisou que irá levantar com as instituições do seu país os termos do acordo.

“Podemos pensar em assinar esse acordo com a CNA mexicana para sermos mais efetivos na execução do convênio. E o primeiro treinamento pode ser feito aqui no Brasil, porque podemos realizar visitas a campo e a Bahia seria o local ideal com toda a produção que o estado possui”, sugeriu o Diretor Geral do SENAR, Daniel Carrara, que também participou da reunião.

Além do convênio, a reunião tratou ainda de um evento conjunto no ano que vem. “Esse diálogo será importante para aproximar o setor privado dos dois países, contribuir para um acordo comercial e levar a Assistência Técnica e Gerencial do SENAR para os produtores mexicanos”, observou a Superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra.

Assessoria de Comunicação do Sistema CNA/SENAR/ICNA
Fotos: Wenderson Araújo
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
senar.org.br
canaldoprodutor.tv.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
twitter.com/SENARBrasil
facebook.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas