Logo CNA

Presidente da CNA participa da abertura da Dinapec 2018
Abertura dinapec 2018 244 0 433660002015283404171

7 de março 2018
Por CNA

Campo Grande (07/03/2018) – A pecuária sustentável foi o tema mais citado na abertura da Dinapec 2018 (Dinâmicas Agropecuárias) realizada nesta quarta (7), em Campo Grande (MS). A 13ª edição do evento, que acontece até sexta (9), traz como um dos temas as boas práticas de baixo carbono para a pecuária.

O evento reúne pesquisadores, técnicos, produtores rurais e é realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) e pela Embrapa Gado de Corte e conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS).

Na abertura do evento, o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, destacou a importância da capacitação para o produtor rural e o trabalho desenvolvido no sistema sindical. “Precisamos acelerar e capacitar os trabalhadores rurais, fazendo com que a cada dia a pecuária seja mais moderna e competitiva”, afirmou.

Neste contexto, João Martins falou também sobre a inauguração do Centro de Excelência em Bovinocultura do Corte do Senar, que acontece nesta quarta (7). “A mais recente conquista é a instalação do Centro para capacitar pessoas que devem trabalhar neste ramo. Este foi um trabalho de convencimento, de apresentar as prioridades para as lideranças políticas e esta é uma responsabilidade nossa”.

João Martins, presidente da CNA

O presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, reforçou o perfil sustentável do homem do campo sul-mato-grossense. “O papel do produtor rural é a preservação ornamentada e totalmente responsável. O estado carrega números claríssimos que demonstram a eficiência e o resultado das inovações propostas pela comunidade científica e aplicadas pelo produtor nas propriedades. No Pantanal, por exemplo, 85% da vegetação nativa estão preservadas e 90% das propriedades pertencem à iniciativa privada”.

Maurício Saito, presidente do Sistema Famasul

Em seu discurso, o chefe-geral interino da Embrapa Gado de Corte, Ronney Robson Mamede, falou da experiência de participar da 13ª edição da Dinapec. “Tudo foi preparado para que os participantes experimentem novas dinâmicas ao longo desses três dias. Aqui está o resultado de 12 anos de conhecimento e aprendizado, por meio das realizações anteriores, que envolve diretamente o produtor rural, técnicos e estudantes”.

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, falou do alinhamento estratégico das instituições do estado. “As entidades são alinhadas estrategicamente, com foco no resultado, pensando na melhoria da produção e da produtividade. O Mauricio é o nosso parceiro e a Famasul está sempre presente com o corpo técnico que possui, trazendo discussões que fundamentam ganhos aos produtores e consequentemente para toda a população”, disse.

Para o secretário municipal de Governo e Relações Institucionais de Campo Grande, Antônio Lacerda, a região está voltada para o agronegócio. “A capital, seus arredores e todo o estado têm grande vocação para a produção e para o agronegócio. E só podemos visualizar o cenário graças às parcerias firmadas e esta é mais uma delas. Precisamos dar o máximo de nós para que o desenvolvimento tenha continuidade”.

O diretor-executivo de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Cleber Oliveira Soares, enfatizou a parceria entre a Famasul e o Senar na realização da Dinapec. “No início era um grupo muito pequeno, com poucas pessoas e a cada ano foi crescendo e acrescentando mais tecnologia, como plantio direto e, o mais recente, que é o tema desta edição da feira, o baixo carbono”, comentou.

Participaram da abertura: o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara; o secretário estadual de Gestão Estratégica, Eduardo Riedel; o superintendente federal de Agricultura do estado, Celso de Souza Martins; o vice-presidente do Sistema Famasul, Nilton Pickler; o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan; o superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi; e o diretor técnico do Sistema Famasul, Renato Roscoe, além de diretores da Famasul e outras autoridades sul-mato-grossenses.

Solenidade de abertura da Dinapec 2018

Sobre a Dinapec – A Dinapec é uma vitrine de tecnologias, realizada pelo Sistema Famasul e pela Embrapa Gado de Corte, aberta a técnicos, produtores e acadêmicos dispostos a conhecer soluções tecnológicas desenvolvidas pela pesquisa agropecuária para os diversos sistemas de produção.

A realização da Dinâmica Agropecuária tem o apoio das seguintes instituições: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (SEDESC) e Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja de MS (FUNDEMS).

Assessoria de Comunicação CNA (com informações da Famasul)
Fotos: João Carlos Castro
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas