Logo CNA

Presidente da CNA e embaixador da Jordânia se reúnem em Brasília
JORDANIA

No encontro, eles discutiram parcerias para o aumento do comércio de alimentos e fertilizantes

26 de julho 2023
Por CNA

Brasília (26/07/2023) – O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, se reuniu, na quarta (26), em Brasília, com o embaixador da Jordânia, Maen Mesadeh, para discutir parcerias para a ampliação do comércio entre os dois países.

Martins destacou a importância dos países árabes como um dos mercados fundamentais para os produtos agropecuários brasileiros e afirmou que a cooperação entre os dois países vai ao encontro das estimativas de safras recordes de grãos e fibras e do potencial do Brasil de aumentar sua produção de forma sustentável, além de atender a demanda mundial por alimentos.

Em 2022, as exportações do Brasil para o mercado jordaniano totalizaram US$ 400 milhões, dos quais US$ 390 milhões em itens do agro. Os principais produtos embarcados no ano passado foram carne de frango in natura; cereais, farinhas e preparações e carne bovina in natura.

O interesse em ampliar a relação comercial foi compartilhado pelo embaixador da Jordânia no Brasil, que também sinalizou com a proposta de aumentar o fornecimento de fertilizantes ao Brasil e adquirir mais alimentos do Brasil.

Ele esteve acompanhado de Firas Momani, diretor da The Arab Potash Company no Brasil. A empresa é uma das maiores produtoras mundiais de potássio, sendo a única no Oriente Médio que fornece o insumo. Recentemente, abriu um escritório no país para cuidar do comércio com a América do Sul. Os fertilizantes são os principais itens importados pelo Brasil da Jordânia.

Imagem

Já o vice-presidente de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira, falou sobre projetos da área internacional da CNA, como o Agro.BR , que consiste na capacitação de pequenos e médios empresários rurais para o comércio global, e do AgroBrazil, que leva representantes de embaixadas estrangeiras no Brasil para conhecer a produção agropecuária brasileira nas cinco regiões.

Também participaram do encontro o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, o diretor técnico Bruno Lucchi, o coordenador de Inteligência Comercial e Defesa de Interesse, Felipe Spaniol, representantes da embaixada e o assessor de Relações Institucionais da Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB), Bassel Abou Latif.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas