Logo CNA

Mato Grosso do Sul

Praticidade e qualidade dos cursos do Senar/MS atraem jovens que buscam oportunidade na agropecuária
Educacao no Campo

6 de maio 2021

Por: Ellen Albuquerque

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

Cursos rápidos, com alto nível de conhecimento, certificação e gratuitos. Essas são características atrativas para jovens que buscam aperfeiçoamento ou que pretendem entrar no mercado agropecuário. Em 2020, mais 5 mil pessoas com idade entre 16 e 25 anos, foram capacitadas por meio da Formação Profissional Rural e Promoção Social, do Senar Mato Grosso do Sul. Este é o tema do #EducaçãonoCampo desta quarta-feira (05).

Nessa faixa etária, o número representa 27% do público total atendido no período, que foi de 18,5 mil pessoas.

“O portfólio do Senar/MS atende as principais cadeias produtivas do estado, nas áreas de gestão, manejo, processos, máquinas, segurança no trabalho, entre tantas outras que profissionalizam em praticamente todas as funções exercidas no campo, seja em atividades mais tradicionais da pecuária e da agricultura como também nas funções que exigem alto nível de inovação. Essa amplitude e versatilidade chamam a atenção dos mais novos”, explica a gerente da Unidade Educacional, Luciana Baumhardt.

Entre os cursos mais demandados por este público específico estão Informática Básica e Avançada, Relações Interpessoais, Utilização de Drones como Tecnologia de Precisão, Noções de Primeiros Socorros, Administração de Empresa Rural, Análise e Classificação de Grãos e aqueles ligados à segurança do trabalho no campo.

Sucessão familiar - Dados da Assistência Técnica e Gerencial, evidenciam ainda um avanço da sucessão familiar. Dos produtores que recebem consultoria do Senar/MS, mais de 10% têm entre 20 e 35 anos idade.

“A experiência dos pais aliada ao conhecimento obtido pelos filhos resulta na melhoria do negócio. O olhar inovador está cada vez mais presente na tomada de decisão e reflete nos resultados sustentáveis no campo”, acrescenta.

Você fica por dentro de todos os cursos e orientações técnicas acessando senarms.org.br . Fique por dentro do perfil de profissionais que atuam no agro na editoria #MercadoAgropecuário .

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque

*A foto foi produzida antes da pandemia.

Matérias Relacionadas