Logo CNA

Mato Grosso

Por meio do Mutirão Rural, Defensoria Pública e Rotary entregam cadeiras de rodas
4 04 abr lucas do rio verde mutirao2

O Mutirão Rural vem somando histórias de conquistas e superações.

4 de abril 2022

Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Juntos somos mais fortes e vamos mais longe. O caso do Gilmar Gil da Costa de 60 anos é prova disso. Ele esteve no Mutirão Rural, projeto desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), no Projeto de Assentamento (PA) Campinas, próximo a São José do Rio Claro. Gilmar foi atendido pelo pessoal da Defensoria Pública, um dos parceiros do projeto. Sete dias depois recebeu uma cadeira de rodas que veio do Rotary Clube.

Ele recebeu a cadeira de rodas na última sexta-feira (1º de abril). O pai Diogo Alves Costa, de 83 anos também foi atendido e fez exame de vista. “O Mutirão Rural é um projeto muito importante para a comunidade”.

Diogo conta que o filho sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há dois anos. Ele perdeu os movimentos do braço e da perna esquerdos. De forma muito humilde, quase com medo, o pai dele relatou que foi com muito custo que obteve uma cadeira para dar banho no filho e que ainda precisava de uma cadeira de rodas.

O Defensor Público, Gonçalbert Torres de Paula, comovido com a situação, prontamente atendeu Gilmar e o pai. “Buscamos uma medida judicial, diante da dificuldade descrita para ir até a cidade, tendo o genitor se prontificado a trazer os documentos médicos, a sete km da escola. Ele foi e voltou com os documentos”, relatou o defensor

Mutirão Rural em PA Campinas

Tudo isso ocorreu no dia 25 de março. Enquanto aguardava e já preparava a ação inicial, o defensor público falou com uma assistente social e uma psicóloga para saber mais sobre os procedimentos do município. “Quando fui informado que o Rotary Club de Lucas do Rio Verde poderia fornecer a cadeira de rodas nos mobilizamos para buscá-la e atender o assistido”.

Gonçalbert contou ainda que fez o ofício na hora e protocolou em mãos junto ao senhor Diogo, pai do Gilmar. “Quando me perguntou sobre quando poderia receber o equipamento, lágrimas lhe brotaram aos olhos, comovendo-nos a todos, diante da materialização real de um direito somente conseguido em razão da união de todos os profissionais envolvidos no Mutirão Rural”, contou.

Com muita fé, o idoso conta que espera que o filho volte logo a andar e não precise da cadeira de rodas por muito tempo. “Ele está muito contente. Se ele voltar a andar, vamos entregá-la para alguém que precise”, disse.

Dos 36 atendimentos efetuados pela Defensoria Pública em PA Campinas, esse foi o que mais marcou os participantes. “Minha equipe e todos do mutirão ficaram emocionados com essa conclusão rápida e feliz”, destacou Gonçalbert.

Com Assessoria da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso

Matérias Relacionadas