Rio Grande do Norte
Notícias
Por meio da Assistência Técnica do SENAR/RN, produtor conquista certificação sanitária da propriedade

Produtor pode atender o mercado fornecendo leite e seus derivado
O produtor rural Marcelo Roque, do município de Parelhas/RN, atendido nos projetos Agronordeste e Agroindústria, ambos do SENAR/RN, conquistou o certificado de estabelecimento livre da Brucelose e Tuberculose, a certificação foi o primeiro emitido neste ano pelo Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN). A certificação atende à legislação estadual que estabelece regras para produção e comercialização de queijos e derivados lácteos artesanais.
O processo de certificação se deu a partir da Assistência Técnica e Gerencial do SENAR/RN, pelo programa Agronordeste, por meio da vacinação contra a Brucelose do rebanho do produtor Marcelo, que é atendido na cadeia produtiva Bovinocultura de Leite, pelo técnico de campo Paulo Victor. Além da imunização foi realizado o diagnóstico de brucelose e tuberculose bovina, repetido após 6 meses atendendo o protocolo de certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose do Plano Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Bovina (PNCEBT), sendo todo processo foi acompanhado pelo IDIARN.
O responsável pela vacinação do rebanho foi o médico veterinário credenciado no IDIARN, Caio Galtieri, que destacou que o produtor rural com o certificado em mãos abrirá portas para mercados. “A certificação é fruto de todo esforço feito para se produzir de maneira correta, é saúde pública e sanitária e, desta forma, chega aos consumidores cada vez mais exigentes e dispostos a pagar mais por um produto em que confiam”,disse.

Com sanidade sanitária garantida à propriedade Sítio Cachoeira, o produtor pode atender o mercado fornecendo leite e seus derivados, a primeira certificação liberada também abre caminhos para o desenvolvimento agropecuário.


Senar/RN promove Encontro de Educadores com uma série de atividades
Encontro aconteceu nos dias 7 e 8 de março

Senar-RN abre credenciamento para supervisores e técnicos para atuação na ATeG
Cadastro deve ser feito até 24 de março

Bem Viver leva serviços de saúde gratuitos aos moradores da zona rural de Apodi
Programa atendeu mais de 300 pessoas da Comunidade Soledade

SENAR/RN abre inscrições para cursos técnicos gratuitos
São 100 vagas nos Cursos Técnicos de Nível Médio em Zootecnia, Agronegócio e Fruticultura