Logo CNA

Mato Grosso

Polos Tecnológicos já realizaram 67% acima da meta
Fachada ct cnp 1

Os polos tecnológicos do Senar-MT e parceiros alcançaram, no mês de outubro, a marca de 670 cursos realizados durante o ano, 67% acima da meta estipulada anteriormente

10 de novembro 2022

Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Um crescimento dez vezes maior do que em 2017. Essa foi a conquista dos polos tecnológicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em 2022. Dados de janeiro a outubro, apresentam a realização de cerca de 670 cursos em todas os centros de treinamento da instituição no estado, 167% da meta anteriormente prevista para este ano.

Os números também representam mais que o dobro das capacitações realizadas em 2021, que totalizaram 286. Um reflexo do aumento da oferta de cursos após as restrições sanitárias da covid-19.

Atualmente, há 11 polos tecnológicos distribuídos em 10 municípios mato-grossenses. Dentre eles, alguns já estão em pleno funcionamento enquanto outros estão em fase de documentação, planejamento e construção.

Segundo o gerente de operações do Senar-MT, Wlademiro Neto, cada CT carrega consigo uma particularidade. Eles são divididos entre: Polos DNA Senar, polos especializados e polos Senar-MT/ IMAmt. “Apesar dos objetivos específicos de cada um, todos atuam para atender o produtor rural ofertando as tecnologias mais modernas disponíveis no mercado”.

Os centros de treinamento possuem estruturas que objetivam atender as demandas dos produtores rurais de Mato Grosso capacitando a mão de obra do setor agropecuário, com auditórios, salas de reunião, refeitório, depósito de insumos, galpão, campo experimental, salas para treinamentos, oficinas de máquinas, maquinários e equipamentos com tecnologia embarcada. Dos quais recebem demandas de Sindicatos Rurais de outros municípios.

São 65 empresas parceiras que fornecem equipamentos e maquinários para a difusão de tecnologia e, consequentemente, para auxiliar os polos do Senar-MT a se tornarem referência em treinamento, pela oferta de máquinas com recursos avançados. Dentre elas estão empresas privadas, que atendem o agro, tais como indústrias de máquinas agrícolas, startups e concessionárias de máquinas e implementos agrícolas.

Sindicatos Rurais – As demandas para treinamentos nos polos tecnológicos são feitas pelos Sindicatos Rurais de acordo com a necessidade da capacitação. Os interessados em ter essa experiência de se capacitar em um dos CTs devem entrar em contato com o Sindicato que atenda a sua região e verificar as turmas disponíveis.

Selo

Matérias Relacionadas