Mato Grosso
Polos Tecnológicos já realizaram 67% acima da meta

Os polos tecnológicos do Senar-MT e parceiros alcançaram, no mês de outubro, a marca de 670 cursos realizados durante o ano, 67% acima da meta estipulada anteriormente
Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT
Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT
Um crescimento dez vezes maior do que em 2017. Essa foi a conquista dos polos tecnológicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em 2022. Dados de janeiro a outubro, apresentam a realização de cerca de 670 cursos em todas os centros de treinamento da instituição no estado, 167% da meta anteriormente prevista para este ano.
Os números também representam mais que o dobro das capacitações realizadas em 2021, que totalizaram 286. Um reflexo do aumento da oferta de cursos após as restrições sanitárias da covid-19.
Atualmente, há 11 polos tecnológicos distribuídos em 10 municípios mato-grossenses. Dentre eles, alguns já estão em pleno funcionamento enquanto outros estão em fase de documentação, planejamento e construção.
Segundo o gerente de operações do Senar-MT, Wlademiro Neto, cada CT carrega consigo uma particularidade. Eles são divididos entre: Polos DNA Senar, polos especializados e polos Senar-MT/ IMAmt. “Apesar dos objetivos específicos de cada um, todos atuam para atender o produtor rural ofertando as tecnologias mais modernas disponíveis no mercado”.

Os centros de treinamento possuem estruturas que objetivam atender as demandas dos produtores rurais de Mato Grosso capacitando a mão de obra do setor agropecuário, com auditórios, salas de reunião, refeitório, depósito de insumos, galpão, campo experimental, salas para treinamentos, oficinas de máquinas, maquinários e equipamentos com tecnologia embarcada. Dos quais recebem demandas de Sindicatos Rurais de outros municípios.
São 65 empresas parceiras que fornecem equipamentos e maquinários para a difusão de tecnologia e, consequentemente, para auxiliar os polos do Senar-MT a se tornarem referência em treinamento, pela oferta de máquinas com recursos avançados. Dentre elas estão empresas privadas, que atendem o agro, tais como indústrias de máquinas agrícolas, startups e concessionárias de máquinas e implementos agrícolas.
Sindicatos Rurais – As demandas para treinamentos nos polos tecnológicos são feitas pelos Sindicatos Rurais de acordo com a necessidade da capacitação. Os interessados em ter essa experiência de se capacitar em um dos CTs devem entrar em contato com o Sindicato que atenda a sua região e verificar as turmas disponíveis.

Matérias Relacionadas

Mário Borba discute investimentos em educação para o agro em Sousa
Encontro também debateu formalização da parceria com o município em relação ao polo de apoio presencial para curso técnicos do Senar, que está ofertando 30 vagas na cidade, para o curso de Agronegócio

Bovinocultores de corte de Nova Xavantina participam de reunião de sensibilização da ATeG
Grupo participou de uma reunião para conhecer o funcionamento da assistência técnica do Senar-MT

Produção de maracujá triplica em dois anos de assistência técnica
Pedro José de Freitas conseguiu aumentar sua produção de 200 para 600 pés, após atendimentos da ATeG do Senar-MT

Faculdade CNA retoma provas presenciais após restrições sanitárias
Estudantes têm até a quinta-feira (25) para realizar o agendamento das provas deste semestre

Mais de 50 produtores de leite ampliam conhecimento em Dia de Campo
Produtores rurais de Novo São Joaquim participaram de um Dia de Campo da bovinocultura de leite na tarde desta terça-feira (16.05)

Sistema Famato traz palestra magna da Acricorte 2023
O Sistema Famato é parceiro na edição 2023 do Acricorte, evento que acontece nesta semana em Cuiabá

ATeG realiza 1º Dia de Campo de 2023 nesta terça-feira
Evento acontece em São Joaquim

Parceria disponibiliza tecnologia de monitoramento em tempo real da qualidade da aplicação de defensivos agrícolas
Simulador de aplicação de defensivos agrícolas em tempo real é a mais nova tecnologia disponibilizada no CT Sorriso

Vacinadores se capacitam para proteger rebanho contra a brucelose
Para 2023 estão previstas cerca de 40 capacitações na área pelo Senar-MT

Sistema Famato recebe visita do ministro do TST Guilherme Caputo
Encontro foi um pedido do próprio magistrado, visando promover uma aproximação com o setor agropecuário

Senar-MT e Sindicatos Rurais programam ações educacionais para junho
Agenda completa pode ser conferida no site do Sistema Famato

Artigo - Pela aprovação do Marco Temporal no Senado Federal
Esperamos e acreditamos que o Senado Federal vai ouvir o clamor popular e acompanhar o voto da Câmara Federal pela aprovação do PL 490/2007, mantendo assim a segurança jurídica e o direito de propriedade privada para todos os brasileiros