Logo CNA

Minas Gerais

Plataforma online do SENAR MINAS entra no ar dia 7

7 de junho 2021

Por: SENAR MINAS

Agora é oficial: na segunda-feira, 7 de junho, entra no ar a nova plataforma de cursos on-line do SENAR MINAS. O site dará acesso a vários cursos gratuitos de Formação Profissional Rural e Promoção Social do SENAR, gravados pelos instrutores credenciados. Mais de 200 pessoas assistiram à live de lançamento na última semana, entre mobilizadores, instrutores e funcionários do Sistema FAEMG/SENAR/INAES.

A plataforma é fruto do trabalho multidisciplinar desenvolvido no Sistema FAEMG/SENAR/INAES, em parceria com a empresa Hubse. A novidade foi apresentada pela gerente de Formação Profissional e Promoção Social do Sistema FAEMG, Liziana Rodrigues, a gerente pedagógica, Mírian Rocha, e a analista pedagógica Cristiane Trigueiro. O CEO da Hubse, Júlio Giovanni Ribeiro, foi convidado para explicar em detalhes a ferramenta.

Plataforma online do SENAR MINAS entra no ar dia 7

A partir da esquerda: Mírian Rocha, Christiano Nascif, Júlio Ribeiro, Liziana Rodrigues e Cristiane Trigueiro, após a live de lançamento

Até o momento, a plataforma já conta com 41 vídeos, agrupados em cursos. Outros 40 devem ser disponibilizados nas próximas semanas e ainda estão previstos conteúdos do SENAR Central. A proposta é dar ao produtor, inclusive os de fora de Minas Gerais, fácil acesso aos treinamentos e possibilidade de acompanhamento total das atividades dentro da plataforma, inclusive por e-mail.

Ainda mais próximo do produtor

Na abertura, o superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, disse que o lançamento potencializa o atendimento do SENAR, “comprovadamente o melhor do Brasil”, sem perder a qualidade no on-line. “Vamos aumentar nossa capilaridade, nossa abrangência e conseguir chegar ainda mais ao trabalhador, com ou sem pandemia”, reforçou o gestor. Nascif fez questão de ressaltar o empenho de todos os envolvidos - especialmente as entidades cooperadas e sindicatos rurais, que mobilizam os cursos.

A gerente de Formação Profissional e Promoção Social do SENAR, Liziana Rodrigues, garante que a plataforma será uma surpresa muito positiva para todos. “A pandemia acelerou o processo, mas estamos trabalhando cada vez mais para oferecer os nossos recursos aos produtores rurais em todos os lugares e em todos os horários. Agora temos mais esse canal e tenho certeza que esse produto vai agradar muito ao nosso público”.

Plataforma online do SENAR MINAS entra no ar dia 7

Mudança de paradigmas

A situação exige que todo mundo repense os contatos presenciais e isso causou a aceleração de determinados processos, explicou, na live, o CEO da Hubse, Júlio Giovanni Ribeiro. “Na educação, isso é uma soma da qualidade do presencial com o ganho de poder acessar o material de qualquer lugar a qualquer momento, tendo ele salvo comigo para tirar dúvidas”.

Para Júlio, no futuro, educação em realidade aumentada, em holograma, e outros, será cotidiano - e a nova plataforma coloca o SENAR MINAS na posição de vanguarda do ensino para o produtor rural. “Esse modelo veio para ficar. Sabemos das particularidades do curso presencial, mas já temos metodologias e técnicas para minimizar a diferença. Nossa proposta é capacitar cada vez mais instrutores para fazer esse trabalho, para dar aulas ao vivo e também para fazer gravações que sejam atrativas para quem quer participar dos cursos”, acrescentou Nascif.

Novidades e características

Mírian Rocha explicou que a interface está muito próxima do que os mobilizadores já conhecem em termos de usabilidade. Um facilitador para eles é que a frequência nos cursos e o controle das aulas assistidas será feito todo pela plataforma, bem como a avaliação do treinamento e a emissão dos certificados. De acordo com Mírian, em breve os instrutores serão chamados para gravar mais cursos.

Plataforma online do SENAR MINAS entra no ar dia 7

Todas as ações na ferramenta são rastreáveis e geram relatórios, de maneira que os desenvolvedores conseguem entender o comportamento deles e ver o que precisa ser ajustado. No primeiro acesso, um vídeo introdutório explica como cada opção funciona. Outro diferencial é um canal de comunicação contínua, com tempo de resposta rápido para dúvidas e informações sobre os cursos. O interessado pode fazer vários cursos, mas tem 10 dias para concluir – depois disso, precisa se inscrever novamente.

Mais informações

Como as novidades são muitas, a analista Cristiane Trigueiro explicou que os mobilizadores vão receber uma cartilha com perguntas e respostas sobre a plataforma e informou que todos eles terão acesso à plataforma e ao conteúdo, mediante dados que a Gerência Pedagógica irá enviar.

Matérias Relacionadas