Logo CNA

Pernambuco

Petrolina sedia terceiro e último encontro estadual do CNA Jovem
1 Terc Encontro CNA Jovem

Pernambuco tem três jovens líderes do agro representando o estado na competição nacional

11 de outubro 2023

Por: Marina Lima

Fonte: Assessoria de Comunicação do Senar/PE

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar/PE) promoveu, no último fim de semana (7 e 8), em Petrolina, o terceiro Encontro Estadual do Programa CNA Jovem 2023. O evento reuniu os cinco atuais participantes pernambucanos em uma ampla programação no município, que é destaque nacional na produção de frutas.

“As atividades exigiram conhecimento sobre o setor e, nelas, podemos perceber que os jovens vieram motivados, com seus desafios definidos, cientes das suas responsabilidades e dos resultados que pretendem alcançar. Sobretudo, neste ponto da jornada, onde eles apresentam soluções para os desafios dos seus beneficiários - os produtores rurais”, avaliou Adriano Moraes, superintende do Senar Pernambuco, instituição responsável pela execução do CNA Jovem no âmbito estadual.

4 Terc Encontro Estadual CNA Jovem 2023

Entre as dinâmicas, o grupo participou de uma visita técnica a fazenda Lote Agrícola 1419, onde tiveram a oportunidade de debater diretamente com o produtor Claudecir José sobre as técnicas de planejamento, gestão e produtividade aplicadas na sua propriedade.

O levantamento realizado na visita técnica resultou em conhecimento compartilhado na Oficina de Iniciativa, elaborada no segundo dia do Encontro. Nesse momento, foram direcionadas as soluções sobre o desafio inicial em promover a cultura de processos gerenciais na cadeia da fruticultura, em Petrolina.

“Vivenciamos momentos incríveis de aprendizado, networking e inspiração. Nesse período, foram criadas estratégias para construir uma liderança mais forte para o agro na região do Vale do São Francisco, e a intenção é de continuar fazendo a diferença.”, disse a Coordenadora de Treinamentos do Senar/PE, Crissanny Oliveira.

Ela complementou que, ao final desta quinta edição do CNA Jovem, em dezembro, as principais iniciativas serão conhecidas já com os primeiros resultados implementados pelos jovens dentro das suas áreas de atuação.

2 Terc Encontro Estadual CNA Jovem 2023

Também interagiram com os jovens líderes, o consultor do programa e zootecnista, Ricardo Dornas, os instrutores Falkner Santana e Gustavo Melo, e o mentor Elton Teles, todos agrônomos.

A próxima fase dará continuidade a etapa nacional presencial e já deve começar este mês, seguindo até novembro. Nesse período, Pernambuco será representado pelas três jovens finalistas: Larissa Gondim, Maria Clara Libelina e Marina Ximenes. O próximo encontro está previsto para os dias 28 e 29 de outubro, em Brasília.

CNA Jovem - É um programa de desenvolvimento de novas lideranças do Sistema CNA/Senar em que os participantes desenvolvem competências de liderança empreendedora ao longo de uma jornada, cujo objetivo é identificar uma solução inovadora para um desafio real do setor.

Para saber mais sobre o programa, acesse: https://cnajovem.org.br/

Matérias Relacionadas