ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Paraná

Pela primeira vez, Norte Pioneiro recebe encontro sobre liderança rural
Encontro lideranca Santo Antonio

Realizado em Santo Antônio da Platina, evento reuniu 150 participantes para a formação de novos líderes e o fortalecimento do sistema sindical

22 de junho 2022
Por CNA

Santo Antônio da Platina recebeu, nesta quarta-feira (22), o sétimo encontro da série “Liderança Rural – Cultivando Conexões”, realizado pelo Sistema FAEP/SENAR-PR em parceria com o Sebrae-PR, com o objetivo de fortalecer o sistema sindical e estimular a formação de novos líderes. Foi o primeiro encontro de proporções regionais sobre o tema promovido no Norte Pioneiro. A conferência reuniu 150 participantes, provenientes de municípios de toda a região. Concebido para transcorrer de forma dinâmica, o evento contou com três espaços, que abordaram a estruturação do sistema sindical, a importância da capacitação constante para o desenvolvimento do campo e as conquistas obtidas a partir da união da categoria.

- CRONOGRAMA: para conferir as datas dos próximos eventos, clique aqui.
- Cobertura completa: confira como foram os encontros em Pato Branco , Cascavel , Campo Mourão , Cianorte , Maringá e Londrina .

0

Presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette

Na abertura do encontro, o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, destacou que o setor agropecuário só tem avançado graças a sua organização, por meio de sindicatos rurais, Federação e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que, juntos, representam os produtores rurais e se articulam politicamente para defender os interesses da categoria. Para isso, Meneguette destacou a importância do desenvolvimento e da participação constantes, como forma de manter o agronegócio do Paraná como referência para o restante do país.

“Esse programa que estamos desenvolvendo é mantido com o dinheiro dos produtores, que pagam como contribuição sindical, e que está sendo devolvido em forma de treinamento e de organização das atividades, para desenvolvermos cada vez mais o nosso setor. Ou nós aperfeiçoamos ou ficamos para trás”, disse o dirigente. “Nós precisamos da participação ativa de todos os produtores, criando uma base forte. E criar essa base é o propósito do encontro de hoje”, realçou.

0

Prefeito de Santo Antônio da Platina, José da Silva Coelho Neto

O prefeito de Santo Antônio da Platina, José da Silva Coelho Neto, enfatizou a importância do encontro para a região, que tem no agronegócio a sua principal atividade econômica. O anfitrião também mencionou o papel do setor agropecuário para o país, em aspecto macro. “Esse evento é importante não só porque o agronegócio é o fiel da balança comercial do país, mas principalmente porque é o agronegócio que põe comida na mesa de todo brasileiro, independentemente da posição social e financeira de cada um”, discursou.

0

Presidente do sindicato rural do município, José Afonso Júnior

O presidente do sindicato rural do município, José Afonso Júnior, também celebrou o fato de, pela primeira vez, o Norte Pioneiro receber um encontro regional promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR e conclamou os produtores rurais a se unirem e a participarem das tomadas de decisão em todas as esferas. “É um momento importante para o Norte Pioneiro e para Santo Antônio da Platina, saber que a gente pode dar o testemunho que essa importante Federação nasceu aqui, por meio das mãos de Paulo e Fernando Patriani. A nossa luta é grande, quando o assunto é sucessão hereditária e liderança rural. É importante demais que cada um que está aqui possa fazer parte dessa cadeia”, disse.

0

Representante do Núcleo dos Sindicatos Rurais do Norte Pioneiro, Aristeu Sakamoto

Para o representante do Núcleo dos Sindicatos Rurais do Norte Pioneiro, Aristeu Sakamoto, o encontro dá a possibilidade de os participantes refletirem sobre o sistema sindical, como um todo, e sobre a importância de sua participação para transformar o setor agropecuário e a própria vida. “Esse evento representa uma forma de a gente procurar fortalecer a nossa união. Estamos promovendo o debate e, com isso, o fortalecimento do sistema. Essas ações são fantásticas para darmos continuidade à força da nossa atividade como fonte mobilizadora do Brasil”, declarou.

0

Gerente regional do Sebrae-PR, Fabrício Bianchi

Parceiro do Sistema FAEP/SENAR-PR na série de encontros “Liderança Rural – Cultivando Conexões”, o Sebrae-PR também esteve presente no evento, representado pelo gerente regional Fabrício Bianchi. Ele fez questão de felicitar os produtores rurais pela oportunidade de desenvolvimento. “Ter condições de se conectar, de trocar conhecimento, é muito rico. É o agronegócio que movimenta tudo, do comércio à indústria, e que puxa o desenvolvimento”, apontou.

Espaços temáticos

Após uma dinâmica de abertura apresentada pelo palestrante Luciano Salamacha, que versou sobre como a união historicamente foi determinante para o desenvolvimento da sociedade, os participantes foram convidados a trilhar a “Jornada do Conhecimento”. Para isso, divididos em grupos, eles passaram por três espaços temáticos: “Aprendizagem”, “Representatividade” e “Conquistas”.

0

No local destinado ao tema “Aprendizagem”, a ênfase foi a importância da capacitação constante para que o produtor rural possa continuar se atualizando e, por conseguinte, desenvolvendo o setor agropecuário. Neste sentido, os cursos do SENAR-PR contribuem de forma decisiva para manter o agronegócio do Paraná na vanguarda.

No espaço “Representatividade”, por meio de um jogo, os convidados foram estimulados a refletir sobre o funcionamento do sistema sindical e sobre o processo de formação de liderança. Neste segmento, os participantes também discutiram sobre participação e sobre como a união tem sido imprescindível para que o setor esteja no patamar em que se encontra hoje.

Outro ambientes, o “Conquistas” trouxe exemplos concretos de como essa articulação sindical e união trouxe vitórias práticas ao produtor rural, como a estruturação sanitária que culminou com o reconhecimento internacional do Paraná como área livre de febre aftosa sem vacinação e com a sanção do Novo Código Florestal. Além disso, nesse espaço, os produtores também puderam dar testemunhos de participação e sobre benefícios que obtiveram por meio das conquistas e, também, puderam tirar dúvidas.

Na próxima semana, entre os dias 28 e 30 de junho, a série “Liderança Rural – Cultivando Conexões” terá suas três últimas edições: Guarapuava, Castro e São José dos Pinhais.

0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

Áreas de atuação